Com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância da prevenção do câncer peniano, foi lançada a Campanha de Prevenção e de Combate ao Câncer de Pênis. A iniciativa, que está na 4ª edição, é da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e marca a passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, neste domingo, 4.
Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2012 a novembro de 2022, foram registrados no país 21,766 mil casos de câncer de pênis. Conforme a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR), em 2023 foram notificados três casos da doença. Em 2022, foi registrado um caso.
Houve 6,456 mil amputações do órgão genital masculino de 2013 a 2023, com média anual em torno de 600 amputações. De 2011 a 2021, a doença provocou mais de 4 mil mortes no Brasil. De acordo com o presidente da SBU, Luiz Otávio Torres, os dados mostram que mais da metade dos homens diagnosticados já estavam em fase avançada do câncer.
O médico afirmou que este é o único tipo de câncer que pode ser prevenido com água e sabão. Ele enfatizou que o câncer de pênis, na maioria dos casos, pode ser evitado com higienização correta do pênis.
A maior incidência da doença é observada nas regiões Norte e Nordeste e está relacionada ao nível socioeconômico. “Sócio, porque a pessoa não tem o hábito de se higienizar. Isso está relacionado à parte social. Na parte econômica, também. Quem tem uma condição melhor, tem acesso a uma série de informações”, afirmou Torres.
*Com informações da Agência Brasil