
A canela é uma especiaria muito utilizada na rotina alimentar brasileira, apesar dela ser originária do sul da Ásia. O alimento é obtido por conta da casca da árvore Cinnamomum, que gera a canela em pau, em pó e as flores secas. Na nossa região, a especiaria é utilizada para acompanhar doces como mingaus e canjicas, cafés, doces, bolos e chás. Mas além do sabor característico, o alimento também traz propriedades que beneficiam o funcionamento do corpo, especialmente para quem sofre de indigestão.
Chá de canela
O costume de tomar chá de canela para combater náuseas, indigestão, gripes, tosse e outros tipos de mal-estar na verdade datam de costumes de países da Ásia há cerca de 4 mil anos. Mas estudos recentes apontam que a canela realmente é rica em efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de combater micróbios e tumores, por conta dos seus componentes.
Um estudo recente de 2023 também apontou a ligação do alimento e sua propriedade antioxidante no combate a doenças degenerativas como o câncer, alzheimer e outras inflamações, até o covid. O estudo é do pesquisador Mozaniel de Oliveira, em parceria com estudiosos chineses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pré-diabetes
Segundo dados do Ministério da Saúde, a canela também é capaz de reduzir índices de gordura corporal e glicemia em pessoas com pré-diabetes. O alerta fica para gestantes e quem está amamentando. O consumo exagerado também pode causar inflamações no estômago e sensibilidade na parede do intestino.