A morte do baterista de Taylor Hawkins da banda Foo Fighters no dia 25 de março deste ano surpreendeu os amantes da música. Prestes a vir ao Brasil para um show no festival Lollapalooza, Taylor faleceu devido a uma overdose em Bogotá, na Colômbia.
Segundo informações, o artista tinha 10 substâncias diferentes e uma overdose pode ter causado sua insuficiência cardíaca. Um coração normal, por exemplo, pesa em torno de 300 gramas. No caso de Hawkins, estava com 600.
A Folha BV entrevistou o médico cardiologista Bruno Wanderley para entender quais são os malefícios que o consumo de álcool e drogas podem causar ao coração.
Folha BV: De acordo com informações, o coração do Taylor Hawkins estava com o dobro do peso de um coração normal. Isso pode ser relacionado ao consumo de álcool e drogas?
R: A primeira coisa que tem que ser analisada é se ele tinha alguma doença cardíaca prévia. Porque pode estar relacionado no todo ou em parte a situação do coração dele ter crescido. Não existe uma causa só de coração grande, existem várias causas que faz o coração crescer de tamanho. Então no caso dele né? Desse baterista do o que acontece é que ele realmente a gente fazia o consumo acredito que abusivo de substâncias tanto lícitas quanto ilícitas (álcool e drogas), cada substância vai atingir o coração de uma determinada forma”
Folha BV: Quais são os principais malefícios das drogas e do álcool para o órgão?
R: A doença mais comum é a miocardiopatia alcoólica, causada pelo consumo excessivo de álcool. O coração vai dilatando, vai crescendo e vai perdendo a força de contração por conta da bebida alcoólica. Não é estabelecido quais são os volumes que a pessoa tem que ingerir para desencadear a miocardiopatia alcoólica, mas tem que ser um consumo muito frequente, quase que diário, em doses muito altas.
Folha BV: Quais são os sintomas que a miocardiopatia alcoólica causa?
R: ”A pessoa que consome uma quantidade muito grande de álcool durante a semana e faz isso durante um longo período de tempo, vai começar a ter queixa de falta de ar. Isso acontece porque o coração começa a ficar fraco e não consegue empurrar o sangue como deveria para o corpo. Isso causa o que chamamos de dispneia, que é uma falta de ar que ela é progressiva. Ela começa quando você está tendo falta de ar para algo que você antes não tinha se você continuar, né, ela vai progredindo para médios, pequenos, até menos esforços, como por exemplo, escovar um dente. A última etapa é realmente apneia, falta de ar em repouso, onde o paciente está parado e está sentindo falta de ar. Outros sintomas que a pessoa pode notar também são edemas nas pernas, cansaço e entre outros.”
Folha BV: E em relação ao uso de drogas, como o uso pode apresentar riscos ao coração?
R: “Cada droga tem o seu tipo de ação, mas vamos tentar generalizar para não ficar muito longo. As drogas em específico, as ilícitas, né, cocaína, essas drogas mais pesadas, elas causam um efeito direto no coração. Então, ela agride diretamente de forma que só pra ela pode causar infarto agudo do miocárdio sem o paciente ter placas de gordura (que são a principal causa de infarto) e a cocaína ela pode causar sem o paciente ter placa nenhuma de gordura, só com os espasmos das artérias. Então, basicamente, essas drogas mais pesadas também estão relacionadas à quantidade. Provavelmente, como eu estou falando, não tenho certeza, mas provavelmente esse baterista acabou fazendo o consumo não só de álcool como de drogas ilícitas em grande quantidade por um longo período de tempo. Isso acabou causando esse aumento do coração dele e levou a um ponto final que foi uma provável parada cardíaca por excesso de drogas.