Pacientes da UTI 4 do Hospital Geral de Roraima (HGR) estão desde a madrugada desta segunda-feira (10) em um ambiente sem refrigeração. Isto porque a central de ar apresentou problema e deixou de funcionar. O relato é da tia de uma pessoa internada e que pediu anonimato.
Conforme a mulher, a sobrinha chegou a passar mal e precisou tomar um segundo banho para conter os efeitos da alta temperatura no local, que é fechado. Segundo ela, há ao menos 10 pessoas internadas na UTI 4 e todas ficaram sem qualquer roupa por conta do calor.
“Fui na ouvidoria [do HGR] e a moça me falou que já tinha passado o assunto para ser resolvido, mas que não garantia que hoje seria resolvido. Conversei com outra pessoa para ver se podia levar um ventilador e me disse que não, pois as 17h seria resolvido. Mas a questão é, se a pessoa está sem ar condicionado desde ontem à noite, passou hoje a manhã toda, até agora de tarde sem o ar. As pessoas estão passando mal”.
Nesta segunda-feira, a máxima prevista para Boa Vista era de 35º C e mínima de 24ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Todos estão passando mal com o calor. Estão abanando de papel. Imagina ficar em um quarto daquele, com tudo fechado, sem ventilação”, complementou a tia da paciente.
Procurada, a Secretaria de Saúde informou ter verificado a situação junto ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e, segundo a Direção Administrativa, a equipe de manutenção técnica já está na unidade para resolver o problema.