O cheiro verde é um dos temperos mais queridos da culinária brasileira. A combinação de cebolinha e salsa (ou coentro, em algumas regiões) enriquecem o sabor e aroma de qualquer prato. Além darem um toque a mais nas comidas, a dupla também é oferece uma série de benefícios para a saúde.
Prevenção contra o câncer
A cebolinha, pertencente à mesma família da cebola, é originária da Europa é rica em antioxidantes e tem baixo teor calórico. Estudos mostraram que seus compostos organossulfurados podem contribuir para a prevenção de câncer do colo e do reto, enquanto o consumo regular de vegetais gênero Allium, como cebolinha, cebola e alho, pode reduzir o risco de câncer de próstata em homens.
Por sua vez, a salsa é rica em miricetina e apigenina, flavonoides que ajudam na prevenção do câncer de pele e na redução de tumores agressivos de mama, respectivamente. Além disso, a salsa e a cebolinha são fontes de vitamina K, essencial para a saúde óssea, ajudando a prevenir fraturas.
Saúde dos olhos
No que diz respeito à saúde dos olhos, a cebolinha fornece carotenos luteína e zeaxantina, que protegem contra o estresse oxidativo e podem retardar o desenvolvimento de catarata. Enquanto isso, a salsa, rica em vitamina A e antioxidantes, como carotenoides e betacaroteno, protege os olhos de danos e catarata.
Coração
A salsa, com seus antioxidantes flavonas, pode reduzir o estresse oxidativo e melhorar a saúde do coração, enquanto a presença de vitamina B e ácido fólico ajuda a prevenir o espessamento das artérias. Além disso, tanto a cebolinha quanto a salsa são ricas em potássio, que contribui para a prevenção de problemas cardiovasculares, e a quercetina presente na cebolinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, prevenindo aterosclerose, doenças cardíacas e derrames. Assim, o consumo regular de cheiro verde pode ser uma medida eficaz na prevenção de doenças do coração.
Na próxima vez que for fazer compras, não deixe de colocar na sua lista o cheiro verde. Seu paladar e sua saúde agradecem.