Nesta terça-feira, 31, é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A iniciativa, que foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo principal alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
A nicotina contida no tabaco é extremamente ativa, e o consumo é um dos principais fatores de risco de doenças que vão desde problemas cardiovasculares, disfunções no sistema digestivo, impotência sexual e infertilidade, além de prejudicar, e muito, a saúde da pele e do cabelo. Além de causar mais de 20 subtipos diferentes de câncer.
De acordo com a OMS, por ano, são registradas mais de 8 milhões de mortes relacionadas ao consumo de tabaco.
Além disso, a exposição ao fumo passivo do tabaco também está associada a resultados adversos à saúde, causando 1,2 milhão de mortes anualmente. Quase metade de todas as crianças respiram ar poluído pela fumaça do tabaco, e 65.000 crianças morrem a cada ano de doenças relacionadas ao fumo passivo. O uso de tabaco durante a gravidez pode causar alguns problemas de saúde permanentes nos bebês.
Baseada em dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a Folha separou cinco motivos para você deixar de fumar. Confira abaixo:
1. O tabaco afeta sua aparência e causa mau hálito.
2. Quando você usa produtos de tabaco e nicotina, coloca em risco a saúde de seus amigos e familiares – não apenas a sua.
3. Fumar reduz sua fertilidade.
4. Os fumantes têm maior probabilidade de perder a visão e a audição.
5. O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo.
Segundo a OMS, os benefícios de largar o fumo, podem ser percebidos quase que imediatamente. Nos primeiros 20 minutos a frequência cardíaca diminui. Em 12 horas, as concentrações de monóxido de carbono no sangue voltam à normalidade. E depois das primeiras semanas, a circulação e a função pulmonar melhoram.