SAÚDE

Cinco tipos de alimentos que pioram os sintomas da azia: saiba quais

Não basta apenas tratar com remédios, é preciso ter atenção com a alimentação

Foto: Raisa Carvalho
Foto: Raisa Carvalho

A sensação de queimação na garganta e desconforto no peito é normalmente associada à azia, uma condição causada pelo refluxo. O problema é muito comum entre os brasileiros, com uso de medicamentos como efervescentes para reduzir os efeitos. No entanto, não basta apenas tratar com remédios, é preciso ter atenção e evitar alimentos que podem agravar os sintomas.

Segundo especialistas de saúde, os principais alimentos que devem ser evitados se você estiver passando por uma crise de azia são aqueles que trazem desconforto ao estômago, como produtos muito gordurosos, ácidos e picantes. Confira a lista do que evitar:

Frituras
Além de serem gordurosos por conta do óleo para fritura, os alimentos que são fritos também causam uma digestão mais lenta. Isso é exatamente o oposto que uma pessoa com azia precisa: o ideal é buscar alimentos com fácil digestão, que ficam menos tempo no estômago.

Gorduras
Quando se fala em alimentos ricos em gordura, normalmente nossa mente se lembra de uma carne gordurosa ou pizza com bastante queijo. Mas isso também é válido para doces, como bolos, chocolates e outros ricos em manteiga, até para gorduras consideradas saudáveis, como castanhas e abacate. Melhor evitar.

Ácidos
Laranja, limão e abacaxi devem ser evitados pois esses alimentos podem piorar a sensação de queimação. Isso ocorre por conta da sua alta concentração cítrica, o que aumenta a acidez no estômago.

Salada crua
Assim como os alimentos fritos, os alimentos crus também causam a digestão mais lenta. As saladas cruas, por exemplo, são ideais para quem está buscando se manter saciado por mais tempo. Mas para quem sofre com azia, o ideal é cozinhar os legumes ao vapor.

Bebida alcóolica e cafeína
O café e o chá ricos em cafeína devem ser evitados, pois eles podem irritar a parede do estômago e causar mais problemas. O mesmo vale para o álcool, que também pode causar irritação e aumentar a acidez.