AVANÇO

Cirurgia inédita de implante coclear é realizada em Roraima

A cirurgia foi realizada por otorrinos do Rio de Janeiro e de Boa Vista e fonoaudióloga de São Paulo

O implante coclear irá auxiliar no funcionamento da audição do implantado. (Foto: reprodução)
O implante coclear irá auxiliar no funcionamento da audição do implantado. (Foto: reprodução)

Uma cirurgia inédita no ramo da otorrinolaringologia foi realizada em Roraima nesse sábado (23), no Hospital Lotty Iris. O marco foi a realização de um implante coclear que irá auxiliar no funcionamento da audição do implantado.

O paciente é um homem com diagnóstico de uma doença hereditária e degenerativa do osso que forma o ouvido interno, chamada de Otoesclerose. Com o implante, o dispositivo eletrônico substituirá a função da cóclea, órgão responsável por receber os sons e enviar ao cérebro para que o humano possa ouvir todas as intensidades sonoras.

A cirurgia foi realizada pelos médicos otorrinos Felipe Felix (RJ) e Mayron Melo, de Roraima, e pela fonoaudióloga Lara Barbosa (SP). Além disso, os profissionais com experiência no diagnóstico auditivo em Boa Vista, Evânia Costa e José Luiz Carvalho também acompanharam a operação. Para Carvalho, a cirurgia também é um marco na vida do paciente.

“Está cirurgia marca a possibilidade de um paciente com perda auditiva ter a possibilidade de voltar a ouvir sons e ter a comunicação oral restabelecida, sendo um paciente adulto com linguagem e fala adequada. Em uma criança que nunca escutou e tem diagnóstico de perda auditiva também é a principal possibilidade de ouvir pela primeira vez”, destacou o fonoaudiólogo.

Cirurgia foi realizada no Hospital Lotty Iris com profissionais da capital. (Foto: reprodução)