As cólicas em bebês são uma das principais preocupações dos pais nos primeiros meses de vida. Apesar de serem comuns e temporárias, podem causar choro intenso e irritabilidade, gerando estresse para toda a família. O fisioterapeuta Gustavo Mondoni, esclarece os mitos e verdades sobre o tema e orienta como aliviar o desconforto dos pequenos.
Alimentação da mãe influencia nas cólicas?
Depende. O que a mãe come não passa diretamente para o leite, mas os nutrientes e compostos digeridos podem interferir. Algumas crianças são sensíveis a proteínas do leite de vaca, cafeína ou alimentos que produzem gases, como feijão e brócolis. Se houver suspeita de reação, um especialista pode orientar ajustes na dieta.
Gases são a principal causa da cólica?
Mito. O acúmulo de gases pode estar associado ao desconforto, mas a cólica tem causas multifatoriais. Entre os fatores estão a imaturidade do sistema digestivo, a sensibilidade a componentes alimentares e até mesmo a forma como o bebê suga o leite. Bebês que usam chupeta ou mamadeira podem engolir mais ar, o que piora o desconforto.
A pega incorreta na amamentação pode causar cólica?
Verdade. Se o bebê não estiver posicionado corretamente ao mamar, pode engolir ar, o que favorece a formação de gases e aumenta a irritabilidade. Ajustar a pega e garantir um bom esvaziamento da mama ajudam a evitar esse problema.
Substituir o leite materno por fórmula ajuda?
Mito. O leite materno é o mais indicado para o bebê e tem digestão mais fácil. Em alguns casos, fórmulas infantis podem piorar as cólicas, especialmente se houver intolerância a proteínas do leite de vaca.
Chás ajudam a aliviar a cólica?
Mito. Bebês com menos de seis meses devem consumir apenas leite materno ou fórmula, salvo orientação médica. Além disso, alguns chás podem causar irritação no sistema digestivo imaturo.
Massagens podem ajudar?
Verdade. Movimentos circulares na barriga e exercícios como a “bicicletinha” (dobrar e esticar as pernas do bebê) auxiliam na eliminação de gases e no alívio das contrações intestinais.
Contato pele a pele reduz a cólica?
Verdade. O contato direto com os pais estimula a liberação de hormônios que promovem relaxamento e ajudam a reduzir o estresse do bebê, diminuindo episódios de choro intenso.