Saúde e Bem-estar

Com baixo estoque de sangue, Hemoraima convoca doadores de todos os tipos

Cirurgias eletivas aumentaram a demanda por sangue, aponta a assistente social voluntária do Hemoraima, Terezinha Kahn.

No mês de sensibilização sobre a importância de doar sangue, Junho Vermelho, o setor de captação do Hemocentro de Roraima (Hemoraima) convoca doadores de Rh negativo. De acordo com a assistente social voluntária, Terezinha de Jesus Khan, o estoque está baixo por conta da demanda por sangue gerada pelas cirurgias eletivas.

“Todos os tipos são bem vindos mas, neste momento, nosso foco são os tipos O- e A-, tendo em vista o grande número de cirurgias eletivas que são realizadas diariamente no HGR e que demandam pelas bolsas de sangue”.


O Hemoraima está aberto ao público e não é necessário agendar doação. Foto: José Magno

JUNHO VERMELHO 

Nesta terça-feira (6), está sendo realizada uma ação de doação de sangue no Centro de Ciências e Saúde (CCS), da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Também de acordo com Therezinha, outras ações estão sendo planejadas para o mês alusivo.

Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos:

•    Estar bem de saúde
•    Bem alimentado e descansado
•    Apresentar documento oficial com foto
•    Ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação)
•    Pesar mais de 50 quilos
•    Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal e também precisam estar com cópia da identidade.

O Hemoraima está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). A Unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Não é necessário fazer agendamento para a doação.