SAÚDE

Comer comida vencida pode causar internações e até óbito: entenda

Ao todo são mais de 250 tipos de doenças relacionadas, ligadas à proliferação de toxinas e microorganismos nos alimentos

Alimentos vencidos são perigo para a saúde (Foto: Raisa Carvalho)
Alimentos vencidos são perigo para a saúde (Foto: Raisa Carvalho)

Muitas pessoas acreditam que consumir um alimento fora do prazo de validade não é tão perigoso assim, principalmente se for um produto industrializado, por conta do alto número de conservantes. Porém, o risco é elevado e deve ser considerado. Segundo dados do Ministério da Saúde, ingerir o alimento vencido pode causar inclusive internações e até óbito.

As internações e mortes por consumir um alimento vencido são causadas por algum tipo de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar, também conhecida como DTHA. Ao todo são mais de 250 tipos de doenças relacionadas, ligadas à proliferação de toxinas e microorganismos nos alimentos. No popular, as pessoas normalmente chamam esse tipo de doença como infecção alimentar ou intoxicação alimentar.

O Ministério da Saúde informou que os casos de óbitos são raros, mas não deixam de acontecer. Dentre os anos de 2007 e 2020, ou seja em um período de 13 anos, um total de 155 mil casos de DTHA foram registrados. Destes, 22 mil casos causaram internações e 152 óbitos.

Os sinais de que a pessoa está com uma DTHA pode aparecer algumas horas depois de consumir o alimento ou até 15 dias depois. Os sintomas mais comuns são náusea, vômito, azia, diarreia, falta de apetite, febre, dores gastrointestinais e desidratação. Outros sinais mais raros são os impactos no sistema nervoso, como visão dupla e falta de foco; e o botulismo, que apresentam sinais como dificuldade para engolir, falar, fraqueza e paralisia.

Saiba como impedir uma DTHA

Para tentar impedir uma contaminação, a dica é seguir algumas orientações para evitar comer um alimento que não é adequado para o consumo. A principal é sempre ficar atento à rótulos com datas de preparo e de validade, para evitar qualquer deslize. As condições do item também devem ser consideradas, por exemplo, descartar um pão que apresenta bolor ou alguma bebida que tenha talhado ou estiver com mau cheiro.

Outros itens que devem ser observados com atenção são aqueles que não foram devidamente cozidos, como ovos, carnes mal passadas e peixe cru. A dica também é para se atentar a alimentos que não foram armazenados da forma correta, especialmente, para leites e molhos como maionese em temperatura ambiente.