Os imigrantes japoneses trouxeram muitas contribuições para a alimentação brasileira, e é inegável que sushi, sashimi e temaki têm sido cada vez mais consumidos. Mas o sushi, é ou não saudável? De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, isso pode depender das quantidades de peças ingeridas.
“Depende muito da quantidade que se come, e também das peças escolhidas. As peças cruas geralmente tendem a ser mais saudáveis pelos peixes e algas consumidas, evitando as frituras que são mais calóricas” explicou.
Benefícios
Segundo ela, a alimentação pode ser considerada saudável pela quantidade de peixes, vegetais, cogumelos e peixes como o atum e o salmão. No famoso prato japonês também não podem faltar as algas, usadas para envolver bolinhos e cones e conferir aquele gosto característico dos pratos. A notícia boa é que a alga contêm minerais, como cálcio, ferro, iodo, magnésio e fósforo; fibras solúveis; vitaminas A, C, E e B12 e aminoácidos.
“Os peixes são fonte de ômega 3 que é um excelente antiinflamatório e faz muito bem para a saúde do coração. As algas utilizadas no sushi são ricas em minerais, como cálcio, ferro, iodo, magnésio, fonte de B2 que ajudam a evitar doenças como osteoporose, artrites, artroses e também é indicado para a saúde da tireóide”, explica.
Cuidados com a dieta
Normalmente, um rolo de sushi contém entre 20 a 60kcal, sendo que uma refeição constituída por 10 peças contém, em média, 500kcal. Esta refeição é considerada de baixo valor calórico, quando comparada com outras refeições de fast-food como pizzas, hambúrgueres, entre outros.
“Uma pessoa que está em dieta, pode incluir o sushi na sua alimentação, é indicado ser acompanhado de um profissional, para que ele possa incluir de forma correta e saudável na dieta por meio de um cálculo de calorias diárias” explica a nutricionista.
Molho de Soja
O molho de soja tradicional (Shoyu) apresenta um baixo valor calórico, por ser isento de gordura, e um teor elevado de sal, sendo que 1 colher de sopa contém 10kcal e 2,3g de sal. Contudo, alguns molhos comerciais apresentam adição de açúcar, o que aumenta em grande medida o valor calórico deste produto.
Aumento de calorias
Contudo, quando o sushi é confeccionado com gordura, por exemplo frito, o seu valor calórico pode mesmo duplicar. Deverá, também, evitar as peças de sushi que têm adição de maionese ou cremes de queijo e peças com frutos, uma vez que o arroz já é confeccionado com adição de açúcar.
Por Raísa Carvalho