
O horário das refeições tem um papel essencial no metabolismo e pode influenciar e muito na sua saúde. Segundo um estudo realizado recentemente, o momento da alimentação influencia desde o controle do peso até a prevenção de doenças crônicas.
A pesquisa realizada pela Universidade Aberta da Catalunha (UOC) e pela Universidade de Columbia, divulgada na revista científica Nature, avalia que comer tarde está associado com baixa tolerância de glicose independente do peso, massa de gordura e até influencia na possibilidade de pré-diabetes e diabetes tipo 2. O estudo aponta que consumir mais de 45% das calorias diárias depois das 17h pode elevar os níveis de glicose no sangue, afetando o metabolismo e contribuindo para o ganho de peso e aumento da gordura corporal.
Os altos níveis de glicose também estão associados a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, informou a pesquisa. O estudo analisou 26 participantes entre 50 e 70 anos com sobrepeso, obesidade ou pré-diabetes. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um que consumiu a maior parte das calorias ao longo do dia e outro que ingeriu mais de 45% da sua alimentação após as 17h.
Mesmo com a mesma quantidade de calorias ingeridas, aqueles que comeram mais tarde apresentaram uma menor tolerância à glicose, independentemente do peso ou da composição da dieta. O estudo também apontou que essas pessoas tendiam a consumir mais carboidratos e gorduras no período noturno, momento em que o metabolismo não está preparado para processar adequadamente esses nutrientes.
A recomendação dos pesquisadores é que o ideal é concentrar a maior parte da alimentação durante o dia, privilegiando o café da manhã e o almoço, e reduzindo o consumo de calorias no período da noite.
Entre as estratégias apresentadas estão priorizar um café da manhã nutritivo para iniciar bem o dia; ter um almoço equilibrado, com boas fontes de proteínas, fibras e gorduras saudáveis; evitar o consumo excessivo de carboidratos refinados e gorduras no jantar; e optar por lanches leves no fim do dia, como frutas, iogurtes naturais ou castanhas.