SAÚDE DO SONO

Como acabar com a insônia, segundo a ciência

Confira se alguns desses hábitos estão tirando o seu sono.

"Sono não precisa ser perfeito, mas suficiente", aponta estudo. Foto: Internet
"Sono não precisa ser perfeito, mas suficiente", aponta estudo. Foto: Internet

Quando o sono não vem, dormir pode se tornar um tormento, mas não precisa ser assim. Um estudo recente, realizado com cerca de 4.880 pacientes, revelou que a dificuldade em pegar no sono está relacionada à diversos comportamentos e estímulos que precedem a hora de se deitar, incluindo a preocupação em conseguir (ou não) dormir.

Se assistir vídeos no Youtube, ficar rolando o Facebool ou Instagram ou até mesmo ler são hábitos que acompanham o seu momento de se deitar, pode ser que seu cérebro esteja tendo dificuldade em diferenciar o momento de descanso do momento de lazer. Tendo isso em vista, o primeiro passo é condicionar seu cérebro. Ou seja, fazer ele entender que a cama é local para dormir.

É muito comum que, ao tentar dormir, sua cabeça seja inundada com pensamentos negativos e de tirar o sono. Tentar “esvaziar a mente” pode ser difícil inicialmente, mas é definitivamente um caminho para pegar sono. Isso acontece pois memórias ou pensamentos intensos, seja para o bem o para o mal, aumentam a atividade cerebral. Uma boa para descarregar a cabeça é fazer anotações ou escrever em um diário. Dessa forma, aquilo que ocuparia sua mente na hora de dormir, passará a ocupar uma folha de papel.

Segundo o estudo, a preocupação com a quantidade de horas a serem dormidas durante a noite também tira o sono. Essa metalinguagem psicofisiológica é chamada de “comportamento de monitoramento do tempo’ e pode piorar quadros de insônia. Nessa situação, é preciso compreender que, assim como uma alimentação não precisa ser perfeita para garantir todos os nutrientes para a boa saúde do corpo, o sono também não precisa. Deixar de lado o perfeccionismo com o sono pode tirar das suas costas o peso que tem lhe impedido de dormir.

Pode parecer óbvio mas a intensidade do sono pode ajudar você a dormir mais rápido. Deitar cansado torna o sono mais fácil de ser alcançado enquanto que deitar sem estar realmente cansado pode criar diversos obstáculos na jornada até o sono profundo. Nesse caso, se deitar apenas no último momento do dia pode auxiliar na melhora da insônia. Cochilos fora de hora não são seus aliados.

Por fim, organizar uma rotina saudável de separação entre as obrigações e os momentos de lazer e descanso pode ajudar na hora de dormir. Estabelecer uma hora do dia para se desligar de tarefas que exijam muito do cérebro pra focar em atividades relaxantes pode sinalizar ao seu cérebro que é hora de dormir.

O estudo pode ser conferido na íntegra no site Psychiatrist. Caso a dificuldade persista, o mais indicado sempre consultar um médico ou psicólogo especializado, que vai saber cuidar de cada caso individualmente.