A tosse é um dos sintomas mais comuns de diversas doenças e também de outros problemas. Principalmente a tosse seca persistente, em que, por mais que o tempo passe e você use xaropes ou outros meios mais naturais para tentar curá-la, ela simplesmente não vai embora.
Porém a verdade é que esse é um sintoma que precisa de atenção, pois pode indicar outras questões mais sérias. Confira, a seguir, o que fazer para aliviar a tosse seca – e lembre-se de se consultar com um médico caso ela venha acompanhada por mais sintomas ou se as dicas a seguir não ajudem a melhorar.
Como aliviar a tosse que persiste
Antes de tudo, precisamos entender quais são os fatores que levam à tosse seca persistente.
Alergia
Dentre as causas mais comuns, está a alergia respiratória, como por exemplo à poeira, pólen, pelos de bichos de estimação, cheiros fortes ou qualquer outra coisa que possa “ativar” a sua alergia. Ela costuma ocorrer nos meses de primavera e outono, em que o clima é mais instável.
Para aliviar a tosse seca por alergia, o ideal é identificar qual é a causa se consultando com um médico; e, para emergências, pode-se usar anti-histamínicos para melhora dos sintomas.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo é conhecido por causar aquela queimação que vai do estômago até o esôfago nos dias em que consumir alimentos mais fortes, como café, álcool e pimenta. Quando o ácido do estômago sobe até a garganta, a tosse pode vir por reflexo.
Nesse caso, você pode evitar alimentos como os citados anteriormente principalmente no jantar, para não deitar de estômago cheio. Também é recomendado procurar um médico para saber se há alguma lesão na região da garganta, o que pode intensificar a tosse.
Poluição e fumos
Outros pontos de atenção para tosse seca são a poluição e os fumos, como cigarro, narguilé e cigarro eletrônico. Por se tratar de fumaça, essas partículas ao entrarem em contato com o nariz e a garganta podem causar irritação, o que estimula a tosse, que, nesses casos, tende a ser bastante seca.
Para tratar, você deve evitar a exposição a estes fatores ao máximo. Há, inclusive, quem mantenha o uso de máscaras PFF2 para andar na rua, a fim de não respirar a poluição.
Fazer o uso de um purificador de ar é outra dica valiosa. Muitos se perguntam quanto custa um purificador de ar, com medo de não valer a pena, mas a verdade é que esse aparelho pode ajudar muito na tosse seca por poluição. As narinas ficam mais hidratadas e, consequentemente, aumenta a sua qualidade de vida.