SAÚDE DA PELE

Como escolher e tomar colágeno da maneira correta

Suplemento em pó é mais recomendado que cápsulas ou comprimidos.

Perda de colágeno começa aos 30 anos de idade. Foto: Reprodução Internet
Perda de colágeno começa aos 30 anos de idade. Foto: Reprodução Internet

Depois dos 30 anos, perdemos cerca de 1 a 2% do nosso colágeno a cada ano. Por conta dessa perda, o processo de envelhecimento se torna visível. Para atrasar esse processo natural, foram criados os suplementos de colágeno, que prometem não só retardar os sinais da idade, mas fortalecer ossos, cabelos e unhas.

No entanto, a eficácia dos suplementos de colágeno tem sido amplamente contestada, uma vez que nem todos os suplementos são criados da mesma maneira. Via de regra, é importante que, na hora de escolher o seu suplemento, você opte por aqueles que possuam colágeno biodisponível e que tenham sido submetidos a testes clínicos para comprovar sua eficácia.

SUPLEMENTOS

O colágeno é uma molécula que pode vir de várias fontes, desde marinha a bovina ou suína. Por ser muito grande para ser absorvida, ele é dividido em peptídeos de colágeno menores. Este processo é chamado de hidrolisação.

Na hora de escolher, é importante estar atento se o produto é clinicamente comprovado de forma independente, não utilizando dados de fornecedores de ingredientes ativos ou testes com consumidores.

Outra consideração importante é que a suplementação de peptídeo de colágeno sozinha pode não ser suficiente: ácido hialurônico como um hidratante conector ativo e também um poderoso antioxidante, como a astaxantina, ajudará a garantir que as novas células produzidas sejam da mais alta qualidade. Todos esses fatores contribuem para a regeneração celular que pode ajudar a aumentar a saúde e a longevidade das células da pele.

A vitamina C é outro nutriente que funciona bem com o colágeno, contribuindo para sua eficácia. Isso ocorre porque a vitamina C é exigida pelo corpo para a formação de colágeno saudável e para manter a saúde da pele e dos ossos.

QUANTIDADE CERTA

A maioria dos estudos indica que precisamos suplementar de 5 a 10g por dia para obter os benefícios ideais. É por isso que pós e/ou sachês/frascos cheios de líquido de alta resistência são recomendados em vez de cápsulas e comprimidos.

RESULTADOS

Normalmente, os suplementos de colágeno levam no mínimo três meses para funcionar, o que equivale a aproximadamente dois ciclos completos da pele. Isso garante que as novas células que chegam à superfície sejam da mais alta qualidade. Em alguns casos, isso levará mais tempo, pois o corpo usa colágeno em muitas outras áreas, não apenas na pele,

DICA PARA CONSUMO

A noite é o momento ideal para tomar colágeno, pois o corpo passa por um processo de rejuvenescimento e regeneração celular durante o sono. A consistência é fundamental com esse tipo de suplemento. Portanto, se você achar mais fácil tomá-lo no seu smoothie pela manhã, essa é a melhor hora. Mas, se você achar mais fácil lembrar de tomá-lo à noite, no seu chocolate quente ou café, então essa é a melhor hora. Os melhores resultados são observados com o uso consistente a longo prazo.