ALIMENTAÇÃO

Como identificar quando você sofre de intolerância alimentar?

Saiba quais são as intolerâncias mais comuns

Uma das principais é a intolerância à lactose, que é o principal açúcar do leite, queijo, margarina e derivados (Foto: Raisa Carvalho)
Uma das principais é a intolerância à lactose, que é o principal açúcar do leite, queijo, margarina e derivados (Foto: Raisa Carvalho)

Alguns alimentos são naturalmente mais pesados no organismo e mais difíceis de digerir, como comidas gordurosas, laticínios e chocolates. Mas como identificar se aquilo não é apenas uma indigestão e sim uma intolerância alimentar? Segundo especialistas da área da saúde, existem formas de identificar que você na verdade não pode consumir certos tipos de alimentos.

Primeiro, é preciso entender que a intolerância alimentar é considerada uma condição, que representa a má digestão de certos alimentos. Normalmente ela é causada pela ausência de enzimas, que não permitem a absorção do alimento da forma ideal. Os sinais mais comuns, segundo especialistas da área, são apresentados pelo próprio corpo depois da pessoa ingerir o alimento como dor no estômago, gases, refluxo, inchaço abdominal, cólica, diarreia, náusea, fraqueza e dor de cabeça.

A frequência ou intensidade dos sintomas vai depender do nível de intolerância da pessoa ou da quantidade de alimento consumida. Por exemplo, quem não pode consumir queijo e come um sanduíche com uma fatia, pode sentir uma leve indigestão. Agora, se a pessoa não pode comer carne de porco e comer uma feijoada, é possível que se sinta mal por muito mais tempo, por horas até.

Saiba quais são as intolerâncias mais comuns

As principais são a intolerância à lactose, que é o principal açúcar do leite, queijo, margarina e derivados; à intolerância ao glúten, uma proteína do trigo, centeio e cevada presente em pães, bolos, torradas e pizzas; e a intolerância à histamina, uma substância química presente em diversos alimentos, como chocolate, carne de porco, crustáceos, vinho, amendoim, queijo e frutas, como banana, abacaxi e abacate.

Entre as formas de tratamento para a intolerância alimentar estão a procura de alimentos especiais, sem lactose ou sem glutén. Ainda há a opção de suplementos ou medicamentos. A orientação é sempre buscar um profissional da saúde e acompanhamento nutricional, que irá indicar o melhor tipo de tratamento para seu nível de intolerância.