Super-Homem, Hulk, Homem-Aranha, Batman, Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho entre outros. Os personagens dos desenhos e super heróis das histórias em quadrinhos são muito presentes na vida das crianças influenciando diretamente desde a sua infância até a fase adulta.
De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, os personagens não só influenciam o dia a dia das crianças como são essenciais para a formação da personalidade do seu filho.
“Os super heróis mexem com o imaginário infantil de maneira importante, pois possuem super poderes e são capazes de atos que pessoas comuns, geralmente não conseguem realizar e por isso impressionam” explica.
Segundo a especialista, por meio dos filmes ou dos quadrinhos é possível ressaltar as características positivas.
“Dessa forma, a influência do personagem se torna positiva e incentiva a criança a seguir os bons exemplos que cada personagem inspira, no sentido de ser um ser humano melhor, justo e digno. As virtudes do personagem escolhido por cada criança, como a coragem, o companheirismo, a preocupação com o bem estar dos outros, a solidariedade. As características comportamentais devem ser mais valorizadas que as características físicas como a beleza ou a força física” relata.
Além desse incentivo, as crianças devem ser estimuladas pelos próprios pais a repetir as atitudes positivas dos seus personagens preferidos. “Com o incentivo, as crianças começam a compreender essas atitudes nobres como positivas. Devem ser elogiadas e parabenizadas diante dos acertos e desaconselhadas diante dos atos negativos de violência e injustiça” reforça.