Durante a gravidez, a mulher pode adquirir a diabetes gestacional, uma doença complexa que geralmente, desaparece quando a gravidez termina, porém suas complicações podem ter diversas consequências na saúde da mulher e do seu filho.
De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, existem estratégias que poderão ajudar a evitar um diagnóstico de diabetes gestacional.
“Uma alimentação saudável e o peso adequado são essenciais para evitar a diabetes gestacional, evitar alimentos muito doces como bolos, refrigerantes e reduzir a ingestão de pão, massas, batatas e arroz são essenciais para evitar a doença” explica o médico.
Uma alimentação saudável e o peso adequado são essenciais para evitar a diabetes gestacional (Foto: Divulgação)
Segundo Penna, em casos do diagnóstico, a grávida deve medir a glicemia depois de cada refeição, o que permite avaliar se o plano alimentar está a ser eficaz para diminuir os níveis de açúcar no sangue ou se é necessário recorrer à administração de insulina.
As refeições devem ser fracionadas (um total de cerca de seis refeições por dia), com intervalos não superiores a três horas – o que permite manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. A ingestão diária de açúcar não deve exceder os 20 g.
Diagnóstico
Além dos exames específicos da doença, alguns sintomas devem chamar atenção da gestante para o diagnóstico de diabetes, como o aumento na sensação de sede; muita vontade de urinar; cansaço; visão turva e infecções urinárias frequentes.