Colelitíase, cálculo biliar, pedra na vesícula. Independentemente do nome pelo qual se chame esta condição, ela causa uma dor muito forte no lado direito do abdômen e inspira cuidados, pois se não for tratada pode levar até à obstrução intestinal. As alterações da bile ou do funcionamento da vesícula –fatores que originam as pedras — estão relacionados a diversos fatores, como obesidade, perda súbita de peso, genética, desequilíbrio hormonal, uso de determinados medicamentos, doenças no fígado, gravidez, diabetes, hipotireoidismo, genética e a dieta.
No entanto, sabe-se que a alimentação pode ser muito importante para evitar o problema ou reduzir os sintomas de quem já o tem, mas ainda não passou pela cirurgia de retirada da vesícula. Por isso, listamos a seguir os alimentos que você deve consumir para estes fins, com ajuda da gastroenterologista Debora Poli, médica do Hospital Santa Paula (SP) e da nutricionista Roseli Ueno Ninomiya, especialista em equipe multidisciplinar na adolescência pela Unifesp e voluntária do Instituto Horas de Vida.
Coloque no prato…
Leguminosas Alimentos como feijão, grão de bico, ervilhas e lentilha são fontes de fibras que melhoram o trânsito intestinal, ajudam na digestão de gorduras e na redução do colesterol. Como o excesso de colesterol na bile leva à formação de pedras, alimentos que ajudam na sua redução também atuam na prevenção dos cálculos biliares.
Frutas cítricas
Limão e laranja, entre outras frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C, que ajuda a manter o equilíbrio entre o colesterol e os ácidos biliares na vesícula, evitando a formação de pedras. Outras frutas que não são necessariamente do gênero Citrus, mas também contêm boas quantidades da vitamina são acerola e kiwi.
Cafeína
No café, no chá preto ou no chimarrão, a cafeína impede o aumento da concentração de colesterol na vesícula e, assim, a formação dos cristais que levam às pedras no órgão.
Carnes magras
Fontes riquíssimas de proteínas, as carnes são importantes para uma alimentação equilibrada, que permita o bom funcionamento de todos os órgãos –incluindo a vesícula. Mas, para não sobrecarregá-la, é recomendado o consumo de carnes magras, como frango sem pele, coxão duro e patinho sem gordura aparente.
Fonte: Uol