Ter um cabelo longo e saudável pode ser o sonho de muitas pessoas, mas muitas delas se queixam que têm dificuldades em alcançar o comprimento desejado. O maior problema é que o crescimento capilar pode ser influenciado por diversos fatores que estão presentes na nossa rotina. Porém, existem algumas dicas simples que podem ajudar a acelerar o processo e fazer o seu cabelo crescer mais rápido.
O que pode estar interferindo no seu crescimento capilar?
Antes de começar a falar sobre as dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido, é importante entender o que pode estar interferindo no processo de crescimento.
De modo geral, é comum que o cabelo cresça pelo menos 1cm por mês e se isso não está acontecendo é porque existe algum fator que esteja afetando diretamente no crescimento capilar e trazer danos aos fios. Confira alguns dos motivos
Má alimentação
A aparência de nossas madeixas está diretamente relacionada ao que comemos no dia a dia. Uma dieta pobre em nutrientes pode afetar a saúde do cabelo e dificultar o seu crescimento. Por isso é tão importante manter uma alimentação saudável, afinal, ela interfere tanto na parte interna do nosso corpo, como na parte externa.
Estresse
O estresse pode afetar a saúde geral do corpo e isso inclui o cabelo. O estresse pode causar queda capilar e dificultar o crescimento. Isso acontece porque esse fator causa um desequilíbrio hormonal que dificulta a absorção de vitaminas e nutrientes necessários para fortalecer os fios e o couro cabeludo.
Danos capilares
Sejam eles vindos da química capilar, do uso excessivo das ferramentas de calor ou até mesmo da poluição, tudo isso danifica o cabelo e prejudica o seu crescimento. O motivo é que esses danos acabam deixando as madeixas mais fracas, causando opacidade, quebra e aparência de pontas ralas, é por esse motivo que você acaba não notando o quanto o seu cabelo cresceu.
Falta de cuidados com o couro cabeludo
O couro cabeludo precisa estar saudável para que o cabelo cresça forte e saudável. A falta de cuidados com a região pode prejudicar o crescimento capilar. Condições como caspa, dermatite, acúmulo de resíduos podem afetar diretamente a saúde dos fios, por isso é importante consultar regularmente um profissional dermatologista para checar como está a saúde do seu couro cabeludo.
Fator encolhimento
Na verdade, este não é um dano capilar que prejudica o crescimento do cabelo, mas sim uma condição que faz com que muitas vezes a gente não consiga notar o quanto o cabelo está crescendo. Acontece que em cabelos crespos e cacheados quando o fio começa a crescer, é normal que ele enrole, isso faz parecer que o cabelo está curtinho, mas para tirar a dúvida pegue uma mecha e estique ela, dessa forma você vai conseguir enxergar o comprimento total do seu cabelo e ver quanto ele cresceu.
O que é bom para fazer o cabelo crescer mais rápido?
1 – Tenha uma alimentação saudável
A primeira dica para fazer o cabelo crescer mais rápido é cuidar da alimentação. O que você come pode afetar diretamente a saúde do seu cabelo. Alimentos ricos em proteínas, vitaminas, ferro e ômega-3, entre outros nutrientes podem ajudar a fortalecer os fios e estimular o crescimento capilar. Além disso, não se esqueça de beber bastante água para manter o corpo e as madeixas hidratadas
2- Hidrate o cabelo pelo menos uma vez por semana
Além da alimentação, a hidratação também é importante para o crescimento capilar. Use produtos hidratantes específicos para o seu tipo de cabelo, como máscaras, condicionadores e óleos capilares. Isso ajuda a manter os fios saudáveis e fortes. E se você quer dicas de produtos para ajudar na hora de hidratar as madeixas, clique aqui e confira a nossa seleção de produtos.
3 – Faça massagem no couro cabeludo
A massagem no couro cabeludo é uma técnica simples e eficaz para estimular o crescimento capilar. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos por alguns minutos diariamente. Isso aumenta a circulação sanguínea na região. Se preferir, pode aliar essa técnica também com a umectação capilar e usar um óleo natural para levar nutrientes ao couro cabeludo.
4 – Evite o uso excessivo de chapinhas e secadores
O uso excessivo de ferramentas de calor, como chapinhas e secadores, pode danificar o cabelo e prejudicar o crescimento capilar. Se possível, evite usá-los com frequência ou, pelo menos, use um protetor térmico antes de utilizá-los.
5 – Corte as pontinhas regularmente
Pode parecer contraditório, mas cortar o cabelo pode ajudar no crescimento capilar. Isso porque as pontas danificadas e quebradiças podem afetar a aparência das madeixas e influenciar no crescimento dos fios saudáveis. Além disso, o corte ajuda a manter o cabelo com uma aparência saudável e volumosa, evitando as temidas pontas duplas e ralas.
6 – Use produtos específicos para o crescimento capilar
Existem muitos produtos específicos para o crescimento capilar no mercado, como shampoos, condicionadores, tônicos e muito mais. Esses produtos contêm ingredientes que estimulam o crescimento capilar, como Óleo de Ricino e Baicapil. Além de estimular o crescimento saudável, esses itens também agem para evitar a queda capilar e deixar os fios mais fortes.