
Um número crescente de estudos revela que caminhar sozinho em meio à natureza, longe de telas, ambientes urbanos e distrações sociais, é uma boa forma de se exercitar. O relato é que há impactos positivos na prática, também conhecida como “caminhada silenciosa” ou “silent walking” em inglês.
Segundo o portal Best Life e publicação do The New York Times, caminhar em silêncio é uma tradição antiga com raízes na atenção plena, sem a necessidade de ser uma trilha longa. Mas que há mais resultados positivos quando se é praticada na natureza, seja ela em área de campo, floresta ou até na praia.
Saiba cinco motivos que explicam por que caminhar na natureza é positivo:
1 – Caminhar na natureza melhora o humor
Um estudo de 2019, publicado na área da Ecopsicologia, descobriu que passar um tempo sozinho na natureza gera benefícios significativos no seu bem-estar emocional. Alguns fatores como estar desconectado de outras pessoas e imerso no seu eu pessoal em um ambiente natural tem efeito restaurador na saúde mental.
2 – Caminhar na natureza promove benefícios para memória e atenção
Um estudo de 2008 focado nos benefícios cognitivos de estar imerso na natureza descobriu que participantes que fizeram caminhadas sozinhos no ambiente obtiveram uma performance melhor em tarefas de memória e atenção do que aqueles que caminharam em ambientes urbanos.
3 – Exercício é importante para o relaxamento
Estudos demonstram que estar na natureza tem um impacto positivo no corpo reduzindo níveis de cortisol, tensão muscular e demandas nos sistemas cardiovasculares. Estar na natureza também pode ajudar no aumento da vitamina D, que é importante para os ossos, células e sistema imunológico.
4 – Natureza ajuda a diminuir níveis de ansiedade e raiva
Acesso à “áreas verdes” estão ligadas a baixo risco de depressão, aumento de concentração e de atenção. Além disso, especialistas apontam que estar “do lado de fora” ajuda as pessoas a serem mais sociáveis com amigos, familiares e outras pessoas, além de ajudar a dormir melhor.
5 – Atividade na natureza é benéfica para crianças
Um estudo na Dinamarca feito com 900 mil pessoas nascidas entre 1985 e 2003 apontou que as crianças que moravam em bairros com mais áreas verdes tinham menor índices de problemas mentais na sua vida adulta. Além disso, é dito que o contato com a área verde ajuda a aprimorar o desempenho físico, concentração e a criatividade.