Saúde e Bem-estar

Conheça alimentos que combatem a enxaqueca

Itens podem ajudar a reduzir crises, no entanto a ação depende da predisposição de cada organismo

Quem tem dor de cabeça, principalmente enxaqueca, pode ter uma relação de amor e ódio com a alimentação. “As enxaquecas podem ser desencadeadas por uma série de substâncias: adoçantes como aspartame, nitrato dos embutidos como presunto e peito de peru, bebidas alcoólicas, glutamato monossódico presente em diversos temperos prontos, café e chocolate pela presença da cafeína e tantos outros”, enumera a nutróloga Lenina Matioli, especialista pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

No entanto, quem sofre de dor de cabeça constante não precisa retirar todos esses alimentos da dieta, já que cada pessoa é sensível a compostos diferentes. Além disso, a dor pode nem ser causada pelo que se come.

“Para descobrir se a alimentação causa crises é importante anotar o que se come e perceber quais itens podem ocasionar as dores em cada caso”, ensina a nutricionista Clarissa Fujiwara, mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Do mesmo modo, existem alguns alimentos que podem ser aliados de quem sente dores de cabeça. “Os estudos ainda são iniciais a respeito destes nutrientes e mostram respostas em pessoas que são predispostas a observar melhora das crises com a ingestão dessas substâncias”, pondera Clarissa. No entanto, como eles fazem parte de uma dieta saudável, não custa tentar, não é mesmo?

Veja abaixo que alimentos são esses e como eles podem ajudar:

Peixes de águas salgadas

Peixes como salmão, arenque, sardinha, atum e bacalhau são ricos em um nutriente chamado ômega-3, que pode ser aliado de quem tem dores de cabeça frequentes. “Esse ácido graxo tem uma atividade anti-inflamatória e também evita coagulação sanguínea, por isso acredita-se que ele possa ajudar, por analogia”, explica o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Abran.

Portanto, pessoas que não têm dores de cabeça deflagradas por peixes podem se beneficiar com estes itens. O ômega-3 também pode ser encontrado em alimentos vegetais, como as oleaginosas.

Feijão

O feijão é rico em alguns nutrientes que ajudam a combater dores de cabeça, como o magnésio. “Esse é um dos minerais relacionados à contração muscular, e muitas vezes as dores de cabeça podem ser causadas pela contração involuntária da musculatura lisa da artéria”, considera Lara Neto.

Além disso, Lenina Matioli nos lembra que o feijão contém triptofano, uma substância precursora da serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar e que pode ajudar a reduzir a dor de cabeça. “Entretanto, algumas pessoas podem ter dores de cabeça desencadeadas por esse alimento, então é preciso ter cuidado”, avisa a especialista.

Acerola

A vitamina C presente na acerola atua de forma antioxidante no organismo. “Isso melhora a circulação no cérebro e a pressão arterial, podendo aliviar as dores de cabeça”, considera Clarissa Fujiwara.

Como muitas frutas cítricas apresentam uma substância chamada octopamina, que pode causar dores de cabeça, o ideal é começar investindo na acerola que, por não possuir essa substância, tem menos chances de agravar o mal-estar e ainda tem mais vitamina C do que a laranja.

Quinoa

A quinoa é um grão rico em vitaminas do complexo B e vitaminas A e C. “Essas substâncias podem ser usadas como coadjuvantes num tratamento para melhorar as crises de dores de cabeça”, ensina a nutróloga Lenina. O alimento também contém triptofano e magnésio, assim como o feijão, trazendo mais benefícios.

Gengibre

O gengibre é um alimento útil tanto para evitar as dores de cabeça quanto para aliviar possíveis náuseas. “Os gingerois, nutrientes típicos do gengibre, têm função redutora de substâncias relacionadas às dores de cabeça.

Além disso, ajudam a reduzir as náuseas, um sintoma comum das enxaquecas”, descreve a nutricionista Clarissa.

Caso a pessoa não tenha dores de cabeça relacionadas ao gengibre, ele pode ser um ótimo aliado.

Gergelim

Essa sementinha é rica em diversos nutrientes, como gorduras boas e vitamina E. “Essa vitamina é um antioxidante poderoso, capaz de estimular o organismo a se proteger contra os radicais-livres, que em excesso causam inflamações”, relata Clarissa. Ao combater as inflamações, a dor de cabeça pode ser reduzida.

Além disso, ela pode ajudar especialmente quem sofre de dores de cabeça durante a menstruação. “A vitamina E, e o magnésio, presentes no gergelim, têm relação com o equilíbrio hormonal (estrogênio) e no caso de certos tipos de enxaquecas podem ajudar a melhorar”, explica Lenina, que ressalta que o paciente deve primeiro perceber se o gergelim não é um item que provoca dores.

Melancia

A melancia é uma fruta rica em líquidos. “A água é sempre uma aliada no combate à dor de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela desidratação”, considera Lenina.

Além disso, a melancia contém magnésio, nutriente importante para pessoas com dores de cabeça e deficiência deste mineral.

Fonte: Minha vida