Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o corpo. Há quem se engane e pense que a atividade física não é recomendada para quem possui essa condição, porém a prática regular de exercício físico, em especial os exercícios aeróbios é bastante benefíco para quem tem diabetes. O médico endocrinologista Cesar Penna, cita alguns benefícios do exercício físico para pessoas com diabetes.
“A atividade física é responsável por diminuir os níveis de glicose no sangue e estimular a produção de insulina. Assim é sempre recomendado com a autorização do médico, o exercício Aumenta a sensibilidade celular à insulina e a capacidade de captação de glicose muscular, além de diminuir a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo 2” explica.
O médico reforça ainda que quantidade ideal de exercícios varia e deve respeitar as condições físicas e a presença de complicações decorrentes da doença, através de uma avaliação médica.“Antes de iniciar qualquer programa de atividade física deve ser realizada uma avaliação, fundamental para determinar as combinações de ajustes da diabetes e estabelecer, de forma a não colocar em risco a estrutura física de limites práticos” relata.
Quais são os melhores exercícios físicos para quem tem diabetes?
Para as pessoas que têm o diabetes, o recomendado são exercícios de baixa e média intensidade. “Nesse caso, as atividades que podem ser recomendadas são exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, pedalada e natação com uma frequência de cinco a sete vezes por semana, trazendo diversas vantagens para os diabéticos” finaliza o médico.