As uvas são frutas ricas em antioxidantes e água, especialmente na sua casca, que trazem benefícios para a saúde como prevenir câncer, evitar a fadiga muscular e melhorar o funcionamento do intestino. Queridinhas durante a ceia do ano novo, as uvas são algumas das frutas que muitos acreditam trazer sorte para o ano que se inicia.
Cada variação de uva traz propriedades específicas, e têm-se um maior benefício ao se variar o consumo de uvas verdes e roxas.
Veja a seguir as propriedades de cada uma e o quanto se deve consumir.
Uvas Roxas
As uvas roxas são especiais principalmente por serem a maior fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em grandes quantidades na sua casca. Ela traz benefícios como:
Prevenir câncer, por ser rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que mantêm o desenvolvimento adequado das células;
Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose;
Melhorar o intestino: especialmente quando consumidas com cascas e sementes, o que aumenta o seu teor de fibras;
Prevenir anemia: por ser rica em ácido fólico.
As uvas roxas passam o resveratrol para o vinho tinto, e por isso o consumo moderado de vinho também ajuda a prevenir câncer e doenças cardiovasculares.
Uvas Verdes
As uvas verdes são mais fáceis de plantar e seus frutos estão presentes praticamente durante todo o ano, trazendo benefícios como:
Melhorar a circulação, por ser rica em minerais como ferro e potássio, que aumentam a oxigenação das células;
Prevenir câncer, pois também são ricas em antioxidantes como catequinas e vitamina C;
Controlar a glicemia, pois contém menos açúcar que as uvas roxas e é rica em vitamina B1, importante para o processamento de carboidratos no organismo;
Manter a saúde dos ossos, por ser rica em vitamina K e B1, importantes para aumentar a fixação de cálcio na massa óssea.
É importante lembrar que os sucos de uva, especialmente os integrais, possuem uma alta concentração do açúcar dessa fruta e baixa quantidade de fibras, o que favorece o descontrole da diabetes e o aumento do peso.
Fonte: Minha Vida