Nos últimos anos, a corrida de rua tem ganhado popularidade entre os roraimenses, consolidando-se como uma prática crescente. Com treinos diários cada vez mais comuns e a formação de grupos de corrida, o esporte atrai adeptos em busca de uma vida mais saudável e ativa.
Segundo o professor Rodrigo Danin, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia, a corrida oferece inúmeros benefícios à saúde. “O controle da obesidade é um dos principais ganhos. A corrida é uma atividade física de alto gasto calórico, que, quando praticada regularmente, ajuda a manter o peso em níveis adequados”, explica Danin.
Além disso, o professor destaca a importância da corrida para o sistema imunológico. “Praticada de forma orientada, a corrida fortalece o sistema imunológico, ao contrário de práticas desordenadas que podem causar déficits. É um exercício que, se feito corretamente, contribui para uma melhora significativa na saúde geral”, observa.
Outro benefício apontado pelo professor é o controle da pressão arterial, um problema que afeta 30% da população brasileira. “A prática regular da corrida pode melhorar os índices de pressão arterial, reduzindo e até dispensando a necessidade de medicamentos para o seu controle”, afirma Danin.
Por fim, a corrida também ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares. “Com a atividade, esses índices podem ser regulados, promovendo uma melhor qualidade de vida”, conclui o professor.
Inscrição Estácio Run
Para incentivar a prática do esporte, o Centro Universitário Estácio da Amazônia promoverá a primeira edição da Estácio Run no dia 31 de agosto. O evento, que faz parte da programação de boas-vindas ao segundo semestre, será também uma oportunidade para a comunidade local experimentar os benefícios do esporte e adotar um estilo de vida mais saudável.
https://centraldacorrida.com.br/evento/estaciorun2024As inscrições para a Estácio Run 2024 devem ser feitas pela internet, no link. A corrida de rua da Estácio terá um percurso de 5km e sairá do campus da instituição, a partir das 17h30. De acordo com a reitora, Brena Linhares, o percurso inicia no bairro União e percorrerá avenidas de bairros do entorno do campus.