O Conselho Municipal de Saúde aprovou a proposta de construção da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Boa Vista. A decisão tomada no dia 27 de maio foi homologada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Renato Maciel de Melo.
Na decisão, os conselheiros municipais consideraram a necessidade de garantir assistência integral aos pacientes atendidos na rede de atenção especializada de média e alta complexidade no âmbito hospitalar e ambulatorial.
Procurada pela Folha na semana passada, a Prefeitura de Boa Vista ainda não detalhou as informações do projeto, como previsão para início e término da construção, e onde ela será realizada.
O investimento na unidade, que será de porte 2, será de R$ 6,7 milhões de emenda parlamentar da deputada federal Helena Lima (MDB). Conforme o governo federal, uma UPA desse naipe tem capacidade para realizar 250 atendimentos diários.
A UPA integra a rede organizada em conjunto com as atenções básica, hospitalar, domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estabelecimento tem complexidade intermediária e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferta equipe multiprofissional multidisciplinar e estrutura de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.