Afetando as áreas da boca como lábios, língua, gengiva, bochechas, palato duro (céu da boca) e assoalho da boca (embaixo da língua), o câncer bucal tem um aumento de casos registrados em Roraima nos últimos anos. Em entrevista à FolhaBV, a cirurgiã bucomaxilo Silvana Ruiz (CRO-RR 826) fez um alerta para as causas e cuidados que podem evitar o desenvolvimento da doença.
Comumente desenvolvido em homens, o câncer bucal pode ser ocasionado pela falta de higiene bucal, consumo excessivo de bebidas alcóolicas, fumo em excesso e sexo oral desprotegido. Silvana explica que o diagnóstico precoce é o principal aliado no tratamento deste tipo de doença.
“Essa é a importância da rotina de procurar atendimento odontológico, não só pelos dentes mas por outras doenças. Além do câncer bucal, também há outras doenças que manifestam na boca. Então se o paciente tem o costume de procurar o dentista, ele tem menos chance de ter o diagnótico de câncer bucal, porque na hora que for identificado ele poderá ser tratado precocemente”, explica Silvana.
Em 2020, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostraram um aumento de casos registrados em mulheres em Roraima, sendo o estado da região Norte com maior incidência no público feminino. De acordo com o Inca, foram registrados 3,38 casos a cada 100 mil mulheres naquele anno.
Silvana afirma que este ano a incidência em mulheres continua alta e faz um alerta para o público feminino. Ela explica que a maioria dos casos de câncer bucal tratado em mulheres é derivado do consumo excessivo de álcool e cigarro.
A cirurgiã bucomaxilofacial explica que a população deve ficar atenta para feridas na boca que não cicatrizam após 15 dias, manchas vermelhas ou brancas nas cavidades bucais e sangramentos, que são os principais sintomas que podem levar ao desenvolvimento da neoplasia.