ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Consumir meia colher de sopa de azeite de oliva por dia traz benefícios ao cérebro

O alimento é uma fonte rica de ácidos graxos monoinsaturados

Uma recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas (Foto: Divulgação)
Uma recomendação é usar o azeite para substituir margarina no pão ou em torradas (Foto: Divulgação)

Seja em uma salada ou para grelhar carnes, é difícil encontrar um prato que não combine com o azeite de oliva. Mas além do sabor e da saudabilidade, o Departamento de Nutrição de Harvard revelou mais benefícios do azeite que pode ser visto com o consumo de meia colher de sopa por dia.

De acordo com a pesquisadora da Universidade de Harvard, Anne-Julie Tessier, consumir meia colher de sopa de azeite de oliva está associado a um risco 14% menor de morte relacionada à demência. O azeite de oliva, especialmente o extra virgem, é excelente para a saúde do cérebro, sendo uma fonte rica de ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico. Estes ácidos reforçam as células cerebrais e promovem a comunicação entre os neurônios.

Isso porque o azeite de oliva é rico em antioxidantes, como os polifenóis, que combatem o estresse oxidativo no cérebro. O que protege contra danos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças neurodegenerativas como a demência. Além disso, contém compostos anti-inflamatórios que reduzem a inflamação crônica, oferecendo proteção adicional.

Outros benefícios do azeite

O azeite de oliva é repleto de vitaminas A, D, E e K, benéficas para a saúde e o bem-estar. Fonte de gorduras saudáveis, o azeite ajuda a reduzir o colesterol ruim, prevenindo problemas cardíacos. Também possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando na prevenção de doenças crônicas e na redução da inflamação no corpo.