O ovo é um alimento rico em nutrientes e é indicado para várias pessoas por conta de seus diversos benefícios: é fonte de proteínas, minerais e vitaminas, além de ser de baixo custo e versátil, podendo ser preparado de maneiras diferentes.
Rico em ômega 3, ácido fólico, vitamina A e D, fósforo, colina, biotina e proteína, o ovo também é considerado um alimento de alto valor nutricional, baixa caloria e que pode auxiliar no processo de construção muscular.
O ovo cozido, por exemplo, tem cerca de 65 calorias e o frito, aproximadamente 120 calorias. Embora tenha sido associado ao colesterol alto, estudos apontam que na realidade, o alimento não é responsável por aumentar o colesterol no sangue.
Segundo a nutricionista Patricia Leite, o consumo diário de ovos pode ajudar em vários aspectos, inclusive, até na memória. “O ovo é muito rico em colina e já há uma associação positiva entre o consumo dessa vitamina e a melhora da nossa memória”, explica. Outro ponto é a melhora nos ossos, por conta da fonte de vitamina D presente no alimento. “A vitamina D é o nutriente que vai ajudar a fixar o cálcio no seu osso, deixando-o mais forte”, completa.
Consumo de ovo fortalece os cabelos?
De acordo com a nutricionista, o consumo de ovo também pode ajudar no fortalecimento dos cabelos. Isso ocorre porque o alimento é fonte de biotina, vitamina B12 e proteínas. Cada ovo possui cerca de 10 mg de biotina, especialmente na sua gema. O nutriente também é conhecido como “vitamina B7” e é normalmente associado ao fortalecimento de cabelos, unhas e viço da pele. “Esses nutrientes em conjunto fazem com que seu cabelo fique mais saudável e caia menos”, acrescentou Patricia.
O alimento também está ligado à melhora da visão por conta da luteína, um nutracêutico que auxilia na prevenção dos problemas oculares; regulamento e produção de testosterona; combate ao envelhecimento precoce, firmeza da pele e redução de manchas. No entanto, a recomendação é sempre buscar uma orientação médica para elaborar uma dieta responsável e de acordo com seu organismo.