O dia das crianças de quem aguardava atendimento no Hospital Santo Antônio foi regado de espera e indignação. Nessa quarta-feira, 12, pais e responsáveis chegaram a passar mais de quatro horas aguardando para serem atendidos no Hospital da Criança Santo Antônio. Em entrevista à Folha, pais e mães relataram o ocorrido.
A jornalista Amanda Teixeira estava com a filha Scarlett, de dois anos, com sintomas de diarreia e febre de 38,6°C. “Mais de duas esperando para ser atendida [por volta das 19 horas], sendo que é urgência, atendimento de cor amarela que, pelo protocolo da Prefeitura, é para ser atendido com 20 minutos”, afirmou. Amanda chegou no local por volta das 17 horas e só conseguiu voltar para casa à 1 hora da madrugada desta quinta-feira, 13.
Fábio Gomes aguardava por uma sutura em um corte no queixo do filho e já aguardava há mais de três horas. “Fico muito chateado, muito estressado por essa demora. Eles dizem que tem quatro médicos atendendo, mas só um consultório chama pelos pacientes. É um descaso com a população”.
A Prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Saúde busca oferecer todo o suporte no Hospital da Criança Santo Antônio, desde a entrada da criança, com triagem, consulta, exames, retorno e medicamentos.
“Todo esse processo pode resultar num atendimento mais específico e demorado. A unidade hospitalar é a única a atender o público infantil dos 15 municípios e dos dois países vizinhos: Guiana Inglesa e Venezuela. Para atender a demanda, geralmente, são três médicos somente em casos urgentes, além dos profissionais que atendem casos leves na UBS do Hospital”, completou a nota.