A vacina contra a Covid-19 é uma realidade em diversas partes do planeta. A disseminação das chamadas fake news (notícias falsas) preocupa o médico clínico geral e endocrinologista Cesar Penna. Penna defende que a sociedade precisa acreditar mais na ciência e nas pesquisas desenvolvidas para se chegar aos resultados apresentados.
“Existem grupos que não acreditam na vacina em todos os lugares do mundo, ainda é um movimento pequeno, mas existe. A vacinação é a única forma de combater a pandemia, agora é esperar que esse mês de abril vai se haver um fôlego, por que vemos que os sistemas de saúde estão em colapso em todo o país” explicou.
O médico ressaltou que as pessoas vacinadas precisam lembrar que ainda podem ser transmissoras do vírus. Os cuidados com o novo coronavírus Sars-CoV-2 não devem ser ignorados mesmo por quem já completou o ciclo de imunização. De acordo com os estudos realizados sobre a viabilidade das vacinas contra a doença, a imunização ao vírus estará completa em cerca de 15 dias após a administração da segunda dose.
“É preciso ter cuidado com as pessoas que ainda não foram vacinadas, os cuidados devem ser mantidos, já que esses que tomaram as doses da vacina muito provavelmente não irão desenvolver a doença de forma grave e moderada, mas ainda poderam ter contato com o vírus. É preciso manter o uso da máscara, distanciamento social e lavar as mãos” reforçou.
O uso de máscara de proteção, higiene constante das mãos e manutenção do isolamento social, especialmente evitando-se aglomerações, continuam sendo fortes aliados no combate à Covid-19, uma vez que ainda não é possível promover a vacinação em massa no estado, em função do baixo quantitativo de doses de vacina recebido até o momento.
Confira a entrevista na íntegra