RETINOBLASTOMA

'De Olho nos Olhinhos': ação visa orientar população sobre diagnóstico precoce

Em Roraima, a campanha ocorrerá neste sábado, 16, a partir das 15h, no Pátio Roraima Shopping

O reflexo branco é um dos sinais mais conhecidos para identificar a doença. (Foto: Divulgação)
O reflexo branco é um dos sinais mais conhecidos para identificar a doença. (Foto: Divulgação)

Inicia neste sábado, 16, a 2ª edição da campanha nacional ‘De Olho nos Olhinhos’, que visa informar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças de até 5 anos de idade. Em Roraima, a ação será promovida pelas Sociedades Roraimenses de Oftalmologia (SRO) e Pediatra (SRP) no Pátio Roraima Shopping, a partir das 15h.

Com o intuito de orientar a população sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas, a ação será informativa e contará com a participação de médicos voluntários de ambas as especialidades, que vão tirar dúvidas e desmistificar casos, conforme explicou a oftalmopediatra e membro da Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria (SBOP), Louise Gonçalves.

“Existem muitos mitos e muito receito envolvido. As pessoas têm medo das gotinhas de colírio para dilatar a pupila, de a criança sofrer, de arder, dentre outras situações. Vamos estar lá para informar e para tirar todas essas dúvidas”, relatou.

Por ser um câncer maligno, o diagnóstico precoce permite maiores chances de cura. Sobre isso, Louise destacou a importância de inserir a consulta oftalmológica na rotina da criança, visto que as pessoas procuram a especialidade apenas quando percebem algo.

“Toda criança entre 6 meses e 1 ano deve passar pelo oftalmologista para uma consulta completa, mesmo com o teste do olhinho normal ou qualquer outro sintoma. Essa é a diretriz atual da SBOP”, disse a médica.

Um dos sinais mais conhecidos para identificar a doença é o chamado reflexo branco. Ao tirar uma foto com flash, em direção aos olhos, é comum ver um reflexo vermelho na região oculas, o que indica normalidade. Outro sinal é o estrabismo, que pode ser um indício em alguns casos. Em ambos os casos, é orientado que se procure um médico oftalmologista.

DE OLHO NOS OLHINHOS – A campanha foi criada em 2022 pelo casal de jornalistas, Daiana Garbin e Tiago Leifert, após receberem o diagnóstico de retinoblastoma da filha, Lua, de apenas 11 meses. Hoje, com quase 3 anos, ela segue em tratamento. Além de Roraima, a campanha também vai ocorrer neste sábado, dia 16, em outros oito shoppings de oito cidade do Brasil. Para mais informações, acesse o site oficial da campanha.