VIDA FITNESS

De que forma o álcool atrapalha a rotina fitness?

Sonha com músculos definidos? O álcool pode ser o vilão! Desidratação, sono ruim e menos energia estão na lista.

Estudos comprovam que bebidas alcoólicas atrapalham na hipertrofia (Foto: Internet)
Estudos comprovam que bebidas alcoólicas atrapalham na hipertrofia (Foto: Internet)

A gente sabe que uma cervejinha depois do expediente ou aquele vinho no jantar são tentações difíceis de resistir. Mas, se você está pegando pesado na academia, será que o álcool pode ser o intruso que está te impedindo de alcançar seus objetivos fitness? A ciência tem algumas respostas que podem te surpreender!

1. Adeus, Hipertrofia! Segundo um estudo do Journal of Strength and Conditioning Research, o consumo de álcool após o treino pode reduzir a síntese proteica muscular em até 37%. Traduzindo: seus músculos têm mais dificuldade para se recuperar e crescer.

2. Energia? Cadê Você? O álcool tem o dom de reduzir os níveis de glicogênio, a principal fonte de energia do corpo, de acordo com a Sports Medicine Journal. Menos glicogênio pode significar treinos menos eficientes e mais cansativos.

3. Desidratação na Área Já sentiu aquela sede pós-balada? O álcool é diurético, ou seja, te faz ir mais vezes ao banheiro e, consequentemente, desidratar. E, como publicado no American Journal of Physiology, a desidratação pode afetar negativamente o desempenho atlético.

4. Sono dos Justos? Só que Não! Apesar de parecer que o álcool te ajuda a dormir, um estudo do Alcoholism: Clinical and Experimental Research aponta que a qualidade do sono é prejudicada. E sono ruim = recuperação muscular comprometida.

5. O Efeito “Engorda” Pensa que aquela bebidinha é inofensiva para sua dieta? Pense de novo! O álcool é calórico, e, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, pode estimular o apetite e reduzir a capacidade do corpo de queimar gordura.

Se você vai beber, moderação é a chave! E sempre intercale com água para se manter hidratado. Então, marombeiros e fitness de plantão, não estamos dizendo para abandonar o happy hour, mas vale a pena pensar na relação álcool x treino. Afinal, conhecimento é poder… e músculo!