A Folha de Boa Vista foi procurada por familiares de pacientes da recém-inaugurada Maternidade Nossa Senhora de Nazareth para fazer denúncias sobre a estrutura e serviço oferecido na unidade. As reclamações envolvem desde a segurança dos pacientes até condições das instalações, superlotação e alimentação inadequada.
De acordo com mensagens enviadas à redação, o primeiro ponto de preocupação diz respeito à segurança das gestantes. Uma imagem mostra um suporte de apoio, que teria se desprendido da parede, quase causando a queda de uma grávida. A foto enviada à redação exibe o suporte danificado após o incidente.
Além do relato, houve queixas sobre a superlotação nas salas de parto.
“As mãezinhas estão em poltronas, parindo ali mesmo. Não há vagas, não há camas. Os profissionai estão fazendo o que podem mas não estão dando conta (…) Muitas mães mal acabam de ter seus nenéns e tem que levantar pra ir pra uma poltrona e dar a maca pra outra”
Também foram levantadas questões quanto à qualidade das refeições oferecidas às pacientes e a ausência de segurança nas dependências da unidade hospitalar.
A Sesau foi questionada sobre as causas do descolamento do suporte de apoio e as medidas para assegurar a segurança estrutural da maternidade, além de providências para ampliar o número de leitos e melhorar as condições gerais da unidade. Outros pontos abordados foram a segurança nas entradas e saídas da maternidade e a qualidade das refeições fornecidas.
Resposta da Sesau
Em resposta, a Sesau esclareceu que o suporte citado não foi danificado, mas sim removido para a instalação de um extintor de incêndio, e informou que providências estão sendo tomadas para a recolocação do equipamento. No entanto, a secretaria não detalhou se o suporte foi retirado antes ou depois do incidente relatado.
A secretaria ressaltou que a nova Maternidade passou por uma reconstrução em que apenas 30% da estrutura original foi mantida, sendo modernizada com a inclusão de uma rede de gases medicinais e novos espaços, como um estacionamento interno e uma capela. Sobre as condições das refeições, a Sesau afirmou que as dietas são prescritas por médicos e que a alimentação segue rigorosamente essas indicações, alegando que algumas pacientes não aceitam a comida oferecida, por preferirem opções fora da dieta hospitalar.
Em relação à segurança e outros problemas estruturais, a Sesau mencionou que “todos os ajustes estão sendo realizados” para garantir o bom funcionamento dos serviços prestados às pacientes. Não foram, contudo, mencionadas medidas concretas quanto à ampliação dos leitos ou melhorias nas salas de parto e camas, nem sobre ações específicas para garantir a segurança nas áreas internas e externas da maternidade.
A secretaria reforçou que eventuais queixas devem ser registradas na Ouvidoria da unidade para que providências administrativas possam ser tomadas.
Aspectos como a superlotação nas salas de parto, a falta de camas adequadas e as medidas específicas para garantir a segurança nas instalações não foram detalhadamente esclarecidos. A secretaria também não apresentou um cronograma ou previsão para a ampliação de leitos e melhorias na infraestrutura, pontos levantados pelos denunciantes. Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde esclarece que o suporte que aponta na denúncia não foi danificado e sim removido do local para instalação de um extintor de incêndio. A direção administrativa da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth está tomando providências para a recolocação.
A nova Maternidade passou por uma reconstrução cuja estrutura original foi mantida somente 30%. Foi totalmente modernizado, conta com uma rede de gases medicinais que antes não tinha, além de setores que foram criados e espaços como estacionamento interno para servidores e uma capela para momentos ecumênicos.
Informa ainda que a alimentação fornecida às pacientes segue rigorosamente prescrição médica e que não houve mudança nesse segmento. O fato é que muitas das vezes as pacientes não aceitam a alimentação e querem comida fora da dieta hospitalar.
Ademais, a unidade salienta que está realizando todos os ajustes para o bom funcionamento dos serviços prestados para as pacientes.
E qualquer queixa de pacientes e/ou acompanhantes devem ser imediatamente registradas na Ouvidoria para as providências administrativas.