Com o objetivo de combater o avanço do coronavírus na fronteira entre Roraima e o Amazonas, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB), cobrou do Governo do Estado, na manhã de hoje, 17, a distribuição de kits de higiene e proteção aos moradores do Baixo Rio Branco, na região Sul, que estão sem acesso aos produtos.
De acordo com a indicação, 276/20, feita pelo parlamentar, os kits devem ser entregues às comunidades de Caicubi, Cachoeirinha, Santa Maria do Boiaçu, Santa Maria Velha, Sacaí, Terra Preta, Lago Grande e Canauani, que estão praticamente isoladas e abandonadas pelo poder público.
“Sabemos que o Amazonas já não consegue atender a todos os pacientes com coronavírus. Então precisamos fortalecer o trabalho de prevenção na região de fronteira para conter o avanço e a disseminação da doença. Na maioria dessas localidades, só é possível chegar por embarcação e isso torna o acesso a produtos de prevenção ainda mais difícil”, destacou Neto.
Segundo ele, faltam itens essenciais como o sabão líquido, máscara de proteção e álcool gel 70%. “Esses produtos não são mais encontrados no mercado, em farmácias ou em órgãos de saúde locais. É necessário atender urgentemente as demandas dessas comunidades mais afastadas dos centros urbanos para evitar maiores problemas”, concluiu o parlamentar.
RENDA CIDADÃ – Além dos kits de prevenção e higiene, o deputado Neto também solicitou a inclusão das famílias carentes, das comunidades do Baixo Rio Branco, no Programa Renda Cidadã de Roraima (PRCRR).
Segundo ele, existem muitas pessoas que sobrevivem em situação de extrema pobreza nessas regiões. “Elas precisam de suporte. Por isso, acredito que essa ajuda de custo, no valor de R$ 200, vai contribuir muito com a qualidade de vida delas. Espero que a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realize esta inclusão”, concluiu Neto.