O ovo é praticamente indispensável no café da manhã diário e é um dos principais pilares da dieta low carb. Ele oferece uma variedade de benefícios para a saúde que muitas vezes passam despercebidos, pois é rico em nutrientes.
Além disso, o ovo surpreende pela sua versatilidade em diferentes formas de preparo e é uma fonte de proteína que raramente deixa de impressionar. Embora esteja envolvidos em diversos mitos, seu valor nutricional é inegável, afirma a nutricionista Lívia Muniz.
Descubra os cinco benefícios menos conhecidos do ovo
- Promove a perda de peso: Contrariando o mito de que ovos podem aumentar o colesterol, Muniz explica que eles são ricos em proteínas, o que ajuda a promover a saciedade e a reduzir o apetite ao longo do dia. Além disso, as gorduras saudáveis encontradas no ovo contribuem para uma nutrição equilibrada.
- Protege a saúde dos olhos: A presença de luteína e zeaxantina no ovo não só ajuda a prevenir problemas oculares, como a catarata, mas também pode retardar o desenvolvimento dessas condições.
- Melhora a função cognitiva: Com vitaminas B12 e colina, o ovo é um aliado poderoso para a saúde cerebral. Estudos mostram que esses nutrientes podem melhorar a memória e a função cognitiva.
- Fortalece ossos e músculos: Além de sua alta concentração de proteínas, o ovo é uma fonte de selênio, vitamina A e vitamina D, todos essenciais para a saúde óssea e muscular.
- Aumenta a energia e a imunidade: Graças à sua composição rica em nutrientes, como vitamina A, vitamina B12, vitamina D e selênio, o ovo pode ajudar a impulsionar os processos energéticos do corpo e fortalecer o sistema imunológico.