Dia 14 de novembro é o dia mundial do diabetes. A data foi criada para chamar a atenção da população para a doença e suas consequências. Afinal, educação é a melhor prevenção.
A diabetes é uma doença que afeta aproximadamente 1 em cada 10 brasileiros. É conhecida pelos altos níveis de glicose no sangue.
Os níveis altos de açúcar no sangue podem não causar sintomas inicialmente, mas prejudicam o funcionamento do corpo de forma silenciosa. Por este motivo, o alerta é tão importante.
Diabetes e outras doenças
Os médicos oftalmologistas Marcelo Moreira e Eloisa Klein explicam a relação da doença com os órgãos afetados, entre eles, o coração, rins, membros e olhos (Foto: Divulgação)
“No coração, a diabetes pode levar ao infarto indolor e até a morte. Nos membros, ocorre dificuldade de cicatrização de pequenos ferimentos e pode acabar com a amputação de parte ou de todo o membro afetado. Por este motivo é importante que o paciente diabético examine seus pés em busca de ferimentos. Caso detecte, deve procurar atendimento médico. Já nos rins, a doença é importante causa de hemodiálise. Nesta situação, o paciente precisa ser conectado a uma máquina 3 vezes por semana com duração de algumas horas para filtragem do sangue. É uma condição que pode limitar bastante a qualidade de vida do paciente” explica o oftalmologista.
Diabetes e a cegueira
Quanto aos olhos, a doença é uma das principais causas de cegueira na população. Pode causar surgimento precoce de catarata, glaucoma e, principalmente, retinopatia diabética (Foto: Divulgação)
“Para prevenção, é muito importante manter o bom controle da diabete, da pressão arterial, do colesterol e fazer as consultas anuais com o médico oftalmologista. Nestas consultas, o médico examinará o fundo de olho em busca de alterações “, reforça Eloisa.
“Quando as alterações são detectadas precocemente, é possível tratamento com boas chances de preservação da visão. Atualmente, em Boa Vista, está sendo realizado um estudo da Clínica AME em parceria com a Universidade Federal de Roraima, voltado aos pacientes diabéticos e maiores de idade de todo o Estado de Roraima. O estudo tem o objetivo de detectar portadores de retinopatia diabética e orienta-los” explica o médico Marcelo.
Como participar?
A participação é gratuita e acontece por meio de preenchimento de um questionário resumido, medidas de pressão arterial e glicemia, realização de avaliação oftalmológica completa e retinografia.
Para os interessados em participar, o agendamento pode ser realizado através do telefone (95) 99177-5400. As vagas são limitadas. É importante ressaltar que a diabetes é uma doença que pode ser controlada e suas consequências podem ser evitadas. Para tanto, é importante estar atento e comprometido com a boa alimentação, prática de atividade física e consultas médicas regulares. Negar a existência da doença pode levar às complicações, que são muito mais limitadoras.