A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu uma cartilha para orientar donos de estabelecimentos comerciais sobre como lidar nesses momentos
Com a retomada da segunda etapa da reabertura do comércio, a ainda existem dúvidas sobre como utilizar os espaços enquanto os clientes se alimentam.
Para esclarecer as formas de contaminação, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou, nesta semana, um e-book com um guia de boas práticas de higiene e relacionamento contra o coronavírus no setor de alimentação fora do lar.
O guia prático e instrutivo traz uma breve explicação sobre o vírus, formas de contaminação, boas práticas de segurança de alimentos, higienização e outros alertas válidos também para a prevenção de outros vírus mais comuns.
Segundo as autoridades sanitárias, o meio de transmissão da covid-19 (a doença provocada por este coronavírus) é o mesmo de outros tipos de gripe: dispersão de gotículas de saliva através de tosse ou espirro, e por manuseio de objetos e superfícies contaminados e depois levar as mãos aos olhos ou à boca. A entidade afirma que é essencial manter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos”
“Os primeiros sintomas costumam aparecer em 2 a 14 dias. O e-book com o guia prático da Abrasel sobre a prevenção do coronavírus no setor de alimentação fora do lar pode ser baixado aqui.
Outras informações estão disponíveis no site da Abrasel ou pelo telefone (41) 3029-4244.
Confira as dicas
Converse com funcionários: reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, salão e escritório. Se algum deles tiver algum sintoma de gripe ou resfriado, dispense.
Não esconda nada, mas fale também sobre a importância de manter a calma e de não acreditar em todas as notícias que são recebidas. A transparência é fundamental nesse momento.
Oriente sobre lavar as mãos (e dê condições para isso): esse é um dos procedimentos mais importantes. Cuide para que todos os funcionários estejam cientes disso e certifique-se de abastecer as pias com água, sabão, papel-toalha e álcool gel 70%
Disponibilize álcool gel em diversos locais no ambiente: mantenha frascos para clientes e funcionários perto do bufê de comida. Deixe também no caixa, pelo manuseio do dinheiro, e à disposição dos garçons, que não podem lavar as mãos com frequência.
Redobre a atenção na higienização de pratos, copos e talheres: o funcionário encarregado de manipular utensílios sujos deve utilizar luvas, principalmente ao retirar restos de alimentos. A equipe também deve ser orientada a lavar bem as mãos antes de ofertar pratos e talheres limpos para o cliente – quanto menos contato, melhor. O procedimento deve ser mostrado ao cliente. É preciso demonstrar que o restaurante se preocupa com a limpeza do ambiente. O indicado é colocar os talheres em saquinhos de papel e não em uma bandeja para que o próprio cliente retire. Os itens só devem ser colocados sobre a mesa na hora do serviço.
Mantenha o ambiente arejado: certifique-se de que o ambiente da cozinha e do salão estejam bem ventilados. Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos e a manutenção em dia.
Mude a frequência da limpeza: mantenha sempre alguém na função de limpeza e deixe isso visível para o cliente. Mesas, utensílios, quiosques – tudo que o cliente e os funcionários tocam devem ser higienizados. Reforçando: é preciso mostrar, além de comunicar. Seja mais crítico também com cantos desorganizados que possam estar à vista do consumidor.
Mantenha sempre alguém na função de limpeza e deixe isso visível para o cliente (Foto: Divulgação)