HIGIENE NA COZINHA

Dicas para preparar o frango congelado da forma correta e evitar contaminação

Carnes em geral não devem ser descongeladas no forno da cozinha ou embaixo da torneira

Carnes em g eral não devem ser descongeladas no forno da cozinha ou embaixo da torneira (Foto Raisa Carvalho)
Carnes em g eral não devem ser descongeladas no forno da cozinha ou embaixo da torneira (Foto Raisa Carvalho)

O preparo do frango congelado deve ser feito com algumas medidas sanitárias, para evitar contaminar todo o ambiente da cozinha. A principal orientação é não lavar a carne na pia da cozinha, sob risco das bactérias presentes no animal alcançarem outros utensílios. Por isso, é tão importante seguir algumas regras e garantir uma boa alimentação saudável. Confira:

Descongele o frango corretamente
Carnes em geral não devem ser descongeladas no forno da cozinha ou embaixo da torneira. O ideal é descongelar a carne dentro da geladeira. Apenas retire o frango congelado do freezer e deixe em uma parte dentro da geladeira, ainda embalado na sua embalagem original ou em um recipiente fechado até que a carne esteja pronta para cozinhar. Outra dica é passar uma água quente em todos os utensílios utilizados no preparo do frango.

Verifique as condições antes de comprar

As indústrias de congelamento de frango precisam seguir sérias regras para produção e embalagem. No entanto, é sempre preciso ficar atento ao item antes de comprar. Por ser que o mercado desligue o freezer durante a noite, uma prática que é prejudicial à saúde. Se você observar que a carne está com acúmulo de líquido na embalagem, com odor ou coloração diferente, não compre e acione a Vigilância Sanitária.

Resfrie o frango antes de congelar em casa

Se você compra a ave natural e precisa congelar, existem algumas regras que precisam ser seguidas: é necessário deixar a carne esfriando na geladeira por pelo menos seis horas antes de congelar. A recomendação também é separar os miúdos e congelar separadamente.

Obedeça o tempo de armazenamento

No caso do congelamento de carnes frescas, existe um tempo máximo de armazenamento no congelador. Para aves inteiras, o ideal é de seis a oito meses. Frango inteiro até 12 meses e frango em pedaços de nove a 12 meses.