Dieta fitness: consumo de ovos em excesso pode fazer mal?

O alerta fica para a dieta exagerada

Dieta fitness: consumo de ovos em excesso pode fazer mal?

Embora se saiba que cada dieta deve ser adequada para o tipo de organismo com acompanhamento médico de um nutricionista, muitas pessoas acabam se espelhando nas musas fitness para regrar sua alimentação. Mas será que o consumo em excesso de alguns alimentos pode causar mal?
A orientação dos especialistas da área surgiu após a modelo Gracyanne Barbosa, modelo conhecida pela sua vida regrada de academia e refeições específicas, ter viralizado na internet. A musa fitness informou que consome cerca de oito ovos por refeição diariamente, ou seja, mais de 1.200 ovos por mês.
O consumo do alimento é explicado por muitos médicos por ser rico em proteína, podendo muitas vezes substituir a carne e o leite, além de ajudar na construção muscular. O ovo também auxilia no combate aos resfriados e aumenta a imunidade por ser rico em minerais e proteínas de alta qualidade.
Porém, o alerta fica para a dieta exagerada. Rico em proteína, porém, o ovo não conta com um alto nível de vitaminas A, D e E. Em grande quantidade, o alimento pode também influenciar negativamente no aparecimento de doenças cardiovasculares e pedras nos rins.


Segundo a nutricionista Andreina de Almeida, o alerta fica também para pessoas que tem predisposição genética a ter colesterol alto. “Nesses casos, o aconselhado é consumir até um ovo por dia porque o alimento em excesso pode causar aumento nos níveis de colesterol no sangue”.
A dica é sempre procurar fazer o consumo do alimento de forma mais saudável, como cozido na água, omelete e poché, sem uso de óleos, gorduras e manteiga. Outra orientação é procurar manter uma dieta balanceada com frutas, legumes, cereais e outros tipos de proteína, sempre com o acompanhamento de um profissional médico.