Celso Caxias é um dos 330 pacientes que fazem hemodiálise pela Clínica Renal de Roraima, três vezes por semana. Há cinco anos ele faz o tratamento e hoje aponta preocupação em relação a iminente suspensão do atendimento, que seria motivada pela inadimplência do Governo de Roraima com a unidade privada de saúde.
“Nós já fomos ate a Sesau [Secretaria Estadual de Saúde] e eles ficam só enrolando. A gente faz um apelo aos deputados, senadores, ao governador, à todo mundo pela nossa situação. Nós estamos preocupados com nosso tratamento porque, se parar, o problema com a nossa saúde vai ser sério. Somos mais de trezentos pacientes e os técnicos já avisaram que vai parar tudo”, contou.
A esposa de Joel Souza é paciente renal e também terá seu tratamento comprometido. “O que nos passaram é que os pacientes crônicos e os agudos serão afetados. Sem o pagamento do Governo, eles não terão como arcar com os técnicos e o tratamento vai ser suspendido, não só na clínica, mas no HGR e nas outras unidades em que o serviço da clínica é prestado. As pessoas estão correndo risco de vida”.
De acordo com a Clínica, o não pagamento pelo Governo deixa o estabelecimento em situação precária de funcionamento. Em nota, eles afirmaram que “se a situação persistir, em breve, a empresa não terá como manter o funcionamento“.
A FolhaBV obteve informações de que a inadimplência do Governo chega a R$ 9 milhões. Este seria o primeiro mês que a clínica não conseguiria pagar os funcionários e fornecedores. A Folha também apurou que os funcionários da clínica estariam se preparando para suspender totalmente os atendimentos nesta quinta-feira (13). No entanto, muitos já estariam deixando de trabalhar por não terem como se deslocar até o estabelecimento de saúde.
A Clínica já teria notificado a Sesau por diversas vezes, assim como entrou com uma Medida Cautelar na Justiça solicitando bloqueio parcial dos valores para atenuar a situação financeira.
A FolhaBV procurou o Governo de Roraima para prestar esclarecimentos sobre a situação. Por meio de nota, a Sesau disse ter credenciado três empresas que ofertam o serviço, o que vai proporcionar o atendimento a mais de duas mil pessoas em tratamento renal só neste segundo semestre. Confira a nota completa clicando aqui.
ENTENDA A HEMODIÁLISE
Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
Os pacientes que não realizam a hemodiálise e que comprovadamente necessitam dela correm sério risco de sofrer complicações agudas, como infartos, derrames e morte súbita. A realização periódica da hemodiálise diminui muito os desconfortos causados pela insuficiência renal e traz bastante qualidade de vida ao paciente.