Doar sangue é um símbolo de altruísmo e, nesta sexta-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Segundo o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), cerca de 70 pessoas doam sangue todos os dias, mas o número varia de acordo a sazonalidade. Em maio, a unidade recebeu 6.658 doações.
O estudante de engenharia civil, de 22 anos, Pedro Vendramini, é um dos 80,7 mil doadores cadastrados no Hemoraima. Ele realizou a primeira doação em 2019, quando tinha 17 anos, e não parou desde então. Conforme o jovem, saber que poderia ajudar outras pessoas de forma fácil e rápido motivou a decisão.
“A única forma de ter sangue para transfusão é através da doação. Sempre faço propaganda da doação para as pessoas do meu convívio. Falo que tem lanche depois da doação, isenção em concurso, meia entrada em certos eventos e ainda tem um exame do sangue que foi coletado. Várias pessoas ao me redor também doam, inclusive, junto comigo”, afirmou Pedro.
De acordo com o Hemoraima, neste momento, não há risco de desabastecimento. No entanto, reforça que está atento ao estoque. “Especialmente em períodos como o atual, onde a presença de doadores diminui devido ao período chuvoso. Atualmente, as tipagens negativas são as que mais necessitam de reforço”, disse.
Saiba como doar 💉
Para ser um doador, a pessoa deve estar bem de saúde e pesar mais que 50kg. No caso de adolescentes a partir de 16 anos de idade, é necessário o acompanhamento dos pais ou responsável legal. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.
No ato da doação, é preciso levar um documento oficial com foto, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter fumado nas últimas duas horas e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
“Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, seguida por uma triagem. Não havendo impedimentos, o candidato é encaminhado para a sala de coleta, onde a doação, que dura no máximo 10 minutos, é realizada. Se estiver usando alguma medicação, é necessário que o dador leve o nome da medicação para evitar restrições no processo”, acrescentou.
O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto, ao lado do Pronto Atendimento Airton Rocha. O doador também pode agendar a coleta pelo telefone (95) 98404-9593.
Em alusão ao Junho Vermelho, a unidade também receberá doações aos sábados durante este mês, das 7h30 às 11h.