Os doadores estão sendo convocados para reforçar o estoque de sangue do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) durante este período de inverno. Isso porque a mudança climática causa um maior número de pessoas resfriadas ou gripadas, incluindo doadores.
Com a intenção de não haver queda no nível do estoque, causando um desabastecimento de sangue, o centro pede que os doadores aptos façam suas doações. A enfermeira da captação de doadores do Hemoraima, Liliana Bezerra, destacou a importância da doação de reposição, um procedimento feito em nome de paciente que passará por uma cirurgia de médio ou grande porte.
“[Em caso de complicações] se não houver sangue suficiente no dia da cirurgia, o procedimento pode ser suspenso por questão de segurança para o próprio paciente. Por isso a importância de as pessoas se mobilizarem previamente para que a cirurgia aconteça sem maiores problemas”, completou
Para ser doador é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação. É preciso, também, ter entre 16 e 69 anos, com acompanhamento de tutor legal para menores de idade e histórico de doação de sangue para as pessoas acima de 60 anos.
O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.