SAÚDE

Doses da vacina da dengue chegam em Roraima e estratégias para vacinação serão discutidas

A vacina imuniza contra os quatro sorotipos da dengue existentes e será aplicada inicialmente no público infantil de 10 e 11 anos

Serão aplicadas duas doses da vacina, com um intervalo de 90 dias entre elas (Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR)
Serão aplicadas duas doses da vacina, com um intervalo de 90 dias entre elas (Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR)

Os secretários de saúde dos 10 municípios contemplados pela campanha do Ministério da Saúde, que enviou um lote de 20.670 doses de vacina contra a dengue, se reunirão com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Roraima nesta segunda-feira, 26, para discutir as estratégias de imunização da doença e o repasse do imunizante. As doses chegaram no estado na noite dessa quarta-feira, 21.

A informação foi divulgada pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Valdirene Cruz, na coletiva de imprensa da Sesau na manhã desta quinta-feira, 22. Ela ressaltou que as vacinas servirão como mais uma estratégia de prevenção, sem anular os outros cuidados, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

“Estamos em um momento de monitoramento e controle, então podemos fazer isso com tranquilidade. Vamos decidir com o municípios, na reunião, os locais disponíveis e a data da vacinação para começar a divulgação dessas informações. Também vamos verificar de que forma eles [municípios] trabalharão para imunizar essa faixa etária, inclusive nas regiões mais distantes”, informou.

Coletiva de imprensa aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22 (Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR)

Os municípios contemplados pela campanha são Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. O secretario adjunto da Sesau Edson Catro Neto informou que a definição foi feita em conjunto pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e órgãos representantes de estados e municípios.

O imunizante, que protege dos quatro sorotipos da dengue existentes, será aplicado inicialmente no público infantil de 10 e 11 anos, mas com expectativa de expansão para adolescentes de até 14 anos. Conforme o secretario, foi selecionada essa faixa etária porque “é um grupo mais hospitalizado e com casos mais graves”.

“A gente já veio de uma pandemia [da Covid-19], então sabemos da importância da vacina e o quanto ela faz a diferença. É importante que os pais procurem os postos de saúde que estarão aplicando a dose e levem os filhos para serem vacinados. Existem algumas contraindicações, mas a grande maioria vai se encaixar para tomar a vacina”, afirmou.

Imunizantes foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e chegaram nessa quarta, 21 (Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR)

O secretário informou que serão aplicadas duas doses da vacina, com um intervalo de 90 dias entre elas. Ele enfatizou que o imunizante será repassado a todos os municípios de Roraima de forma gradual, conforme a distribuição estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Principais cuidados

Segundo o boletim quinzenal do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o Estado registrou 113 casos prováveis de dengue até o dia 15 de fevereiro. A eliminação dos criadouros continua sendo a principal estratégia contra o avanço da doença, afirmou a gerente do Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue, Rosângela Santos.

“Nesse momento em que o Brasil vive uma epidemia, não podemos deixar Roraima chegar a esse ponto. Só podemos fazer isso com a ajuda da população, com cuidados simples, como verificar o próprio quintal, avaliar se há um possível criadouro e eliminar ele. A população estar engajada no controle de vetores é a principal medida”, disse.