O quarto edital do Mais Médicos prevê 164 vagas distribuídas em 13 municípios de Roraima. O estado é o terceiro da região Norte com mais vagas reservadas.
Boa Vista concentra o maior número de vagas, com 134 postos. O edital prevê que cada um dos 13 municípios atendidos conte com pelo menos um médico destacado. Desse total, sete municípios terão no mínimo três vagas. Além de Boa Vista, completam a lista: Amaraji (sete vagas), Rorainópolis (quatro) e Caracaraí, Caroebe, Mucajaí e Pacaraima (três vagas).
Iniciado em março deste ano, o Mais Médicos prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. A meta é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando-se em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza.
As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia. O investimento previsto por parte do Governo Federal é de R$ 712 milhões neste ano.
A prioridade no Mais Médicos é para profissionais formados no Brasil. Se sobrarem vagas, podem ser acionados brasileiros formados no exterior. Se ainda assim não forem preenchidos todos os postos, haverá espaço para médicos estrangeiros estabelecidos no Brasil e, por último, para médicos estrangeiros.
Em toda Região Norte, apenas o Pará, com 644 vagas, e o Amazonas, com 478, tiveram mais reserva de profissionais conforme o edital do Ministério da Saúde.
O texto prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos, incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal.