Além de traumas emocionais, depressão, alcoolismo, uso de drogas proibidas, bullying e diagnóstico de doença grave, o endividamento financeiro é apontado como um dos complicadores que levam ao suicídio, pois trata-se de uma das principais causas de depressão. Com base nisso, o IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), por meio do CAM (Campus Amajari), promove, nesta sexta-feira, dia 17, uma roda de conversa com o tema “Setembro Amarelo e a Educação Financeira”.
O evento, que contará com a participação do economista e doutorando em Políticas Públicas Cícero Thiago Reis, professor do IFRR, e da especialista em Psicologia Clínica Gisele Garcia de Souza Lírio, será realizado por meio da plataforma digital Google Meet, a partir das 16 horas, e é aberto ao público. Os interessados em participar devem efetuar inscrição por meio do link bit.ly/EducacaoFinaceiraSA.
Segundo um dos integrantes da comissão organizadora, Francisco Moura, o objetivo do encontro virtual é fornecer dicas sobre como se manter livre de dívidas e como se organizar para sair do “vermelho”. “O que queremos com isso é contribuir para a prevenção do suicídio e redução do índice desse grave problema de saúde pública, colaborando com a valorização da vida”, declarou.
PROGRAMAÇÃO – No último dia 13 de setembro, dentro da programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, foi abordada, em roda de conversa, a temática do alcoolismo e do uso de outras drogas. Para o próximo dia 24 está programada a roda de conversa “Yoga, saúde em equilíbrio, corpo, mente e espirito”. Nela, será abordada a questão da alimentação e das atividades físicas voltadas para a prevenção ao suicídio.