O câncer de pele é o mais comum no Brasil, correspondendo por cerca de 33% de todos os diagnósticos da doença. O tipo não melanoma, que surge nas células basais ou nas escamosas, é um dos mais incidentes, com cerca de 185 mil novos casos por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Apenas em Roraima, 220 pacientes realizaram tratamento contra o câncer de pele pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima, entre 2020 e 2022. Deste total, 42 realizaram o tratamento em 2020, 103 em 2021 e 75 no período de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2022.
Este tipo de câncer se manifesta por lesões vermelhas que formam ‘cascas’, feridas que não cicatrizam ou tumores róseos pequenos, e apenas a avaliação de um especialista, ou uma biópsia, podem diagnosticar a doença, entretanto, é necessário atenção a outros sintomas, como:
• Pintas pretas ou castanhas que mudam de cor, textura, tamanho e tornam-se irregulares nas bordas;
• Manchas ou feridas que não cicatrizam e continuam crescendo, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento;
• Em casos em que o câncer avançou, pode-se observar nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos (região do pescoço, axila e virilha), falta de ar ou tosse, dores abdominais e dores de cabeça.
CUIDADOS
É de suma importância evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV, principalmente pessoas que possuem familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares e muitas pintas devem ter atenção redobrada aos seguintes cuidados:
• Use protetor solar com FPS mínimo de 30;
• Utilize filtros solares diariamente, aplicando o produto pela manhã e antes do horário de almoço;
• Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas;
• Na praia ou na piscina, use barracas de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação ultravioleta;
• Use chapéus de abas largas, óculos escuros e camisetas;
• Proteja bebês e crianças do sol, o protetor pode ser usado a partir dos seis meses.
TRATAMENTO
A Unacon-RR é a principal referência do Estado para o tratamento de pacientes com câncer. A unidade oferece tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico para todos os tipos de neoplasia em pessoas acima de 18 anos. Além de diferentes serviços como psicológico e terapêutico, atendendo assim a todas as necessidades do paciente.
A duração do tratamento de um paciente oncológico varia de acordo com a neoplasia e objetivos do tipo de procedimento do qual o indivíduo será submetido, podendo variar entre três a seis meses.