A alergia e a intolerância alimentar estão cada vez mais populares, estima-se que um terço da população sofre com estes males, mas você sabe a diferença entre elas?
O bioquímico Roosevelt Pontes explica que a
principal diferença é o tipo de resposta que o corpo dar quando entra em contato com o alimento.
“Na alergia existe uma resposta imunológica imediata, é como se aquele alimento fosse um soldado agressor, e para se proteger ele tem determinados sintomas, como dor, calor e vermelhidão. Já na intolerância alimentar a digestão não ocorre de maneira correta, e dessa forma as reações surgem principalmente no sistema gastrointestinal”, explicou.
Pontes citou como exemplo disso, a intolerância a lactose e a alergia ao leite.
“A alergia se da com traços de leite, e a intolerância existe quando o organismo não tem determinada enzima que venha digerir o açúcar do leite que é lactose, e com isso vêm os sintomas gastrointestinais, flatulências, e dores abdominais”, pontuou.
“A intolerância alimentar é mais frequente que a alergia, podendo afetar qualquer pessoa, mesmo que não exista histórico familiar, já a alergia é um problema mais raro e hereditário”, completou o bioquímico.
Para fazer o diagnóstico de alergia alimentar, normalmente são realizados exames na pele, nos quais se observam as reações que aparecem entre 24 e 48 horas após a aplicação de substâncias que contém alérgenos de alimentos. Se existirem reações no local onde o teste foi aplicado, significa que existem alergias.
No caso da intolerância alimentar, os testes de alergia na pele geralmente dão resultado negativo e, assim, o médico pede exames de sangue e fezes, assim como sugere que alguns alimentos sejam excluídos da alimentação para avaliar uma possível melhora nos sintomas.
Conheça os principais alimentos causadores de alergia:
– Peixes e frutos do mar
– Ovo
– Trigo
– Soja
– Amendoim
– Castanhas
– Leite e seus derivados
– Gergelim