Em Roraima, existem cerca de 68 profissionais inscritos no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde da comunicação humana e da educação, é ele quem ealiza anamnese (entrevista), Avaliação e tratamento nos distúrbios da comunicação humana( fala, linguagem, audição, voz e Motricidade Oro-Mio-Glosso-Facial). O especialista também trata as dificuldades na deglutição (disfagia) e na área da educação.
A área se tornou profissão pela lei 6965/81 no dia 09 de dezembro, ao qual se comemora o dia do Fonoaudiólogo.
De acordo com o fonoaudiólogo e conselheiro José Luiz Brito de Carvalho, é na cidade de Boa Vista, onde se tem a maior concentração de profissionais no estado, também com outros profissionais atuando em Bonfim e em Rorainópolis.
“O fonoaudiólogo atua desde o recém nascido ajudando, orientando na amamentação até a terceira idade com pacientes com dificuldades para deglutir (engolir) ou na comunicação oral. Os pais ou responsáveis devem procurar um fonoaudiólogo em qualquer suspeita de dificuldades na comunicação e até mesmo como já mencionado na deglutição” explica o especialista.
O profissional atua em diversas áreas, tais como em vários ambientes, como por exemplo o hospitalar, clínico, educacional e em empresas privadas com rádio e tv.
“Uma boa orientação feita por um profissional capacitado pode ajudar a solucionar muitos problemas na fala por exemplo. Na audição realiza os exames auditivos e também seleção e adaptação de aparelhos auditivos fazem parte da area de atuação. Ele realiza terapia com pessoas usuárias de aparelhos auditivos e implante coclear” conta.
O Fonoaudiólogo é o profissional da saúde da comunicação humana; área tornou-se profissão pela lei 6965/81 (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
Acidente Vascular Encefálico-AVE (derrame, popularmente falando), Doença de Parkinson, Dislexia, Autismo, Sindrome de Down, Surdez, Paralisia Facial Periférica, Nódulos Vocais, dificuldades na amamentação e tontura são algumas das diversas patologias e alterações que o fonoaudiólogo tem capacidade de atender.
“Em Roraima, temos fonoaudiólogo inseridos no sistema público e privado. Com a abertuda da APAE – Boa Vista, desde a sua fundação já existe fonoaudiólogo atendendo a demanda dessa instituição. Os profissionais que atendem a demanda do estado estão bem capacitados nas diversas áreas de atuação e podem ajudar quem necessite de uma intervenção fonoaudiológica”finaliza.